Livros para professores: 6 indicações para se desenvolver Tempo de leitura estimado: 6 min.
10 outubro 2023
Educador
Seja você um professor de educação financeira ou apenas um educador que sempre está buscando novos conhecimentos, os livros são uma ótima maneira para complementar a educação sobre um assunto.
E é por isso que reunimos 6 livros para professores que desejam saber mais sobre a relação entre finanças e comportamento. Com essas leituras, acreditamos ser possível ter uma vida mais feliz e financeiramente saudável. Esperamos que goste!
Confira indicações do Gênio das Finanças de livros para professores
Misbehaving: A construção da economia comportamental
Escrito por Richard H. Thaler, um dos pais-fundadores da economia comportamental, e George Schlesinger, esse é um ótimo livro para todos os professores!
Ao contar a história da economia comportamental, os autores exploram como as “peculiaridades” do comportamento humano podem revolucionar a economia tradicional.
Com exemplos que vão das altas apostas do mercado financeiro até o que nos influencia no momento de escolha do jantar, Thaler oferece uma visão cativante de sua jornada e explica como desafiou espaços tradicionais ao incorporar a psicologia ao estudo das decisões financeiras.
Um relato envolvente para todos aqueles que desejam se conectar com o futuro do pensamento econômico, esse livro revela a evolução da economia comportamental e seu impacto na compreensão do comportamento humano em relação ao dinheiro.
Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar
“Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar” é um livro escrito por Daniel Kahneman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia, que explora as duas principais maneiras pelas quais as pessoas tomam decisões:
- Sistema 1 (pensamento rápido e intuitivo)
- Sistema 2 (pensamento lento e deliberativo).
Nesta indicação de livro para professor, Daniel analisa como esses sistemas funcionam, de que maneira influenciam nossas escolhas diárias e como estão sujeitos a vieses cognitivos. Além disso, ele também oferecer insights valiosos sobre como podemos melhorar nossa tomada de decisões, evitando armadilhas comuns e tomando decisões mais conscientes.
Saiba mais sobre educar financeiramente na escola: Entenda tudo sobre educação financeira nas escolas
Ruído: Uma falha no julgamento humano
Já deu para perceber que o Gênio das Finanças é fã de Daniel Kahneman? Esse é mais um livro escrito pelo psicólogo e economista, desta vez com os autores Olivier Sibony e Cass R. Sunstein.
Para começar a explicá-lo, vamos usar o exemplo citado na sinopse do livro, confira:
“Imagine que dois médicos na mesma cidade façam diagnósticos distintos a pacientes com o mesmo problema ou que dois juízes no mesmo tribunal deem sentenças diferentes a pessoas que cometeram o mesmo crime. Agora, suponha que este mesmo médico e este mesmo juiz tomem decisões diversas dependendo se é manhã ou tarde, segunda-feira ou quarta-feira, antes ou depois do almoço. Estes são exemplos de ruído: variabilidade em julgamentos que deveriam ser idênticos.”
Ao longo dessa leitura, os autores argumentam que, além dos vieses cognitivos e do viés de grupo, o ruído — a variabilidade não justificada nas decisões tomadas por pessoas que enfrentam a mesma situação — é uma fonte significativa de erro na tomada de decisões.
Além de analisar de que forma o ruído pode afetar áreas como medicina, justiça e finanças, ele também traz dicas práticas sobre como reduzir essa variabilidade indesejada para tomar decisões mais consistentes e precisas.
Nudge: Como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade
“Nudge” é um livro escrito por Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein que explora o poder das pequenas intervenções para influenciar nossas escolhas.
Por meio de exemplos e insights da economia comportamental, os autores demonstram como as pessoas podem ser 'empurradas' (nudged) em direção a decisões mais benéficas para si mesmas e para a sociedade, sem forçar ou coagir.
Eles revelam como o design das escolhas, a arquitetura da decisão e a maneira como as informações são apresentadas podem afetar nossas decisões sobre questões de saúde, finanças e bem-estar.
No vídeo abaixo, o escritor Richard Thaler conta um pouco do livro e como as dicas oferecidas nessa leitura podem transformar a vida dos leitores. Apesar do vídeo ser em inglês, o YouTube disponibiliza legendas em português:
Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental: Um Guia Ilustrado
Você já ouviu falar em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)? Independentemente da sua resposta, o livro “Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental: Um Guia Ilustrado” pode ser uma leitura relevante para você, professor!
Escrito por Jesse H. Wright, Gregory K. Brown, Michael E. Thase e Monica Ramirez Basco, o livro oferece uma introdução acessível e visual ao TCC, trabalhando conceitos-chave com gráficos, diagramas e exemplos práticos para simplificar a compreensão.
Além de explicar como a TCC funciona, é possível aprender como aplicar suas técnicas e estratégias para ter uma rotina mais saudável e feliz.
Pode te interessar: A Terapia Cognitivo-Comportamental como uma aliada nas finanças!
Terapias Cognitivo-Comportamentais para Crianças e Adolescentes
Escrito por Circe Salcides Petersen e Ricardo Wainer, referências na área da psicologia infantil e adolescente, o livro se concentra em apresentar abordagens terapêuticas eficazes baseadas na terapia cognitivo-comportamental (TCC) para crianças e adolescentes.
Com ciência e arte, essa leitura reúne grandes nomes nacionais e estrangeiros para mostrar como se compreende e trata os mais jovens com as técnicas de eficiência comprovada dessa abordagem.
Esperamos que você tenha gostado dessas indicações de livros para professores que desejam levar mais controle e organização para as finanças. E se você acredita que as finanças também devem ser trabalhadas em sala de aula, nós podemos ajudar!
No artigo “A importância dos livros sobre educação financeira em sala de aula”, explicamos alguns dos benefícios em trabalhar esse tema com os jovens e damos dicas de leituras para todas as idades. Vale a pena conferir!