APLICATIVO GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

PORTAL DO MARKETING

SUPORTE COMPLETO PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

E-BOOKS GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

Como as escolas podem incentivar o empreendedorismo nos alunos?Tempo de leitura estimado: 7 min.

01 dezembro 2021

Educador

É sabido que crianças e jovens que são estimulados a aprender e realizar atividades relacionadas com a maior variedade possível de temas durante os anos de formação, inclusive o empreendedorismo, se tornam adultos mais preparados e criativos.

Em um país com uma cultura empreendedora tão forte quanto o Brasil, incentivar a postura empreendedora nas crianças é uma ótima maneira de prepará-las para o futuro. Quer saber como? Entenda os benefícios do empreendedorismo para as crianças.

O que é empreendedorismo?

De acordo com o economista austríaco Joseph A. Schumpeter:

“o empreendedorismo está ligado ao desenvolvimento econômico.”

Segundo ele, empreender é inovar a ponto de criar condições para uma radical transformação de uma determinada área. Ou seja, com a criação de novos produtos, métodos ou mercados, o empreendedor cria o novo.

Mas essa definição não é a ideal para a compreensão e engajamento de uma criança no tema. Uma maneira de simplificar esse assunto é apresentando empreendedores. Oferecer às crianças a chance de conhecer ou conversar com esse profissional mostrará que a criatividade e autonomia são essenciais para o futuro.

3 exemplos de empreendedorismo infantil

Asia Newson

Desde os 5 anos de idade, Asia Newson já mostrava paixão pelo empreendedorismo. Ainda pequena, ela ajudava o pai no negócio da família, de fabricação de velas. Aos 11, ela criou sua própria empresa de velas, a Super Business Girl.

Já o capital social do negócio é utilizado em outra paixão de Asia: ajudar o próximo. Com o dinheiro, ela auxilia outras crianças a desenvolverem suas habilidades para empreender.

Anshul Samar

Com 12 anos, Anshul Samar teve a ideia de unir a diversão ao aprendizado, por meio do Elementeo, um jogo de cartas sobre a Tabela Periódica. Os primeiros 5 mil jogos fabricados esgotaram em um curto período e o Elementeo ganhou, até mesmo, uma versão em aplicativo.

Henry Patterson

Hoje com 17 anos, o britânico Henry Patterson foi considerado o empreendedor mais jovem do mundo. Com 9 anos, Henry já era dono de 3 empresas. Com apenas 7 anos, ele já tinha seu primeiro negócio, vendendo adubo no eBay.

Em seguida, começou a vender produtos de segunda mão até chegar na ideia do Not Before Tea (Não Antes do Chá), que vende doces e presentes infantis. Ele também escreveu um livro infantil e trabalha como palestrante sobre empreendedorismo.

Por que trabalhar o empreendedorismo na sala de aula?

A leitura até o momento pode ter feito você pensar que “levar o empreendedorismo para a sala de aula significa estimular as crianças a criar negócios e ganhar dinheiro”. Mas trabalhar o empreendedorismo na escola vai muito além.

Isso porque o empreendedorismo vai muito além dos negócios, oferecendo também uma maneira de enxergar oportunidades e explorar soluções para problemas. Com ele, as crianças podem estimular a imaginação, a responsabilidade e a coragem de encarar desafios.

Ou seja, os benefícios do empreendedorismo infantil são:

  • incentivo ao pensamento crítico;
  • aumento da autoconfiança;
  • nutrição do pensamento lógico;
  • maior valorização e cuidado com o dinheiro;
  • desenvolvimento de noções de administração e finanças;
  • transformação das crianças em adultos mais resilientes e adaptáveis;
  • reforço da importância da criação de metas e objetivos;
  • encorajar a autonomia;
  • desenvolvimento da criatividade;
  • aprimoramento de sociabilidade.

Com tantos benefícios oferecidos, é fácil entender por que o empreendedorismo passou a fazer parte da Base Nacional Comum de Curricular (BNCC). O documento, que já está vigente no país, tem como proposta garantir um ensino focado no desenvolvimento de 10 competências gerais, agrupadas em três eixos (comunicativas, cognitivas e socioemocionais):

  • conhecimento;
  • pensamentos científico, crítico e criativo;
  • repertório cultural;
  • comunicação;
  • cultura digital;
  • trabalho e projeto de vida;
  • argumentação;
  • autoconhecimento e autocuidado;
  • empatia e cooperação;
  • responsabilidade e cidadania.

Como levar o empreendedorismo para a sala de aula?

Existem algumas práticas que podem ser inseridas dentro da sala de aula e que auxiliam o desenvolvimento dessas competências. Vamos conferir algumas delas abaixo?

Estimule a independência

A autonomia é mais que apenas enfrentar medos e sair da zona de conforto. Quando somos independentes, tomamos decisões baseadas em ponderações que realizamos. Na sala de aula, é possível incentivar a independência dos estudantes invertendo os papéis da aula.

Combine com os alunos que cada um deles ajudará o professor a ensinar um dos temas das próximas aulas. Esse estudo antecipado pode incentivá-los a apresentar seu ponto de vista e se sentir mais confortáveis em sanar dúvidas.

Sem contar que, quando um aluno estuda algo antes do professor, ele ganha mais independência e estímulo a buscar informações, ao invés de esperar que elas cheguem até ele.

Incentive o trabalho em equipe

Tão importante quanto saber como trabalhar sozinho é entender o funcionamento do trabalho em equipe. Com ele, os estudantes podem debater diferentes ideias, visões e experiências que os ajudam a treinar a resolução de conflitos e a empatia.

Portanto, ao ajudar os estudantes a se enxergarem como parte de um todo, por meio dos trabalhos em equipe, a escola estará auxiliando-os a aprimorar suas produções e levar mais profundidade às tarefas.

Trabalhe com feedback

Ao invés de colocar apenas uma nota nos trabalhos e provas dos alunos, que tal oferecer um feedback mais personalizado? Assim como um colaborador pode se beneficiar em saber do seu gestor quais pontos estão bons e quais precisam ser melhorados, um aluno pode ver nos feedbacks uma oportunidade de crescer e aprimorar seus conhecimentos.

E para mostrar aos alunos a importância do feedback, peça também a opinião deles sobre as aulas e a matéria estudada. Essa ação pode dar à instituição de ensino valiosos insights, além de estimular o lado crítico e participativo dos estudantes.

Valorize o esforço

Quer saber uma ótima maneira de incentivar o empreendedorismo nos estudantes? Com os elogios. É claro que os erros devem ganhar a atenção dos jovens (e abordaremos esse tópico logo em seguida), mas são os acertos que oferecem aos alunos uma visão das suas qualidades.

Os elogios também podem ajudar com a autoestima e gerar um maior engajamento nas aulas. Ou seja, só benefícios!

Não ignore os erros

Errar é humano, já dizia o ditado. Mas o que muitos esquecem é que o erro pode ser uma das mais valiosas lições para os jovens. Por isso, ao invés de apenas preparar os estudantes para os acertos, que tal reforçar a importância dos erros?

Ao mostrar aos estudantes um olhar mais saudável para os erros, eles conseguem lidar com as frustrações e aprender com as derrotas.

10 ideias para estimular o empreendedorismo

Quando imaginamos um grande empreendedor, o relacionamos com termos como inovação e criatividade. Ou seja, o empreendedorismo é mais que ensinado: ele precisa ser estimulado nos estudantes. Algumas atividades que podem ajudar, são:

  • montar uma venda de quitutes caseiros;
  • criar uma banca de limonada, como nos filmes americanos;
  • construir objetos com materiais recicláveis;
  • realizar uma feira de troca de livros ou brinquedos;
  • levar a sala de aula para passar o dia em alguma ONG ou projeto voluntário;
  • realizar feiras de conhecimentos gerais;
  • convidar os alunos a participarem de debates;
  • propor projetos de empreendedorismo que buscam resolver problemas encontrados no bairro;
  • convidar empreendedores para bate-papos com os alunos sobre o assunto;
  • aliar empreendedorismo à tecnologia para despertar a atenção dos alunos.

Todas essas ideias são apenas o começo no incentivo ao empreendedorismo dentro da sala de aula. O maior dos incentivos, entretanto, não é nenhuma surpresa: conhecimento.

Leia também "Como estimular o jovem empreendedor na sala de aula"

POSTS MAIS LIDOS

CATEGORIAS

Inscreva-se em nossa Newsletter

Asmindy kalings weight loss secrets balancing career and fitness Yvette nicole brown weight loss how 8 tv personalities slimmed down following 2024 spring trends kl Mk 100 women prove the weight loss benefits of soaking feet in apple cider vinegar Cv slimming down with george conway a 2024 guide to losing weight in the us Kevin jamess inspiring weight loss journey shedding 30 pounds in 2024 sd Pauline chalamet weight loss 5 tips that helped millennials shed pounds in 2024 fs M lainey wilson weight loss method B weight loss journey Nn trisha yearwoods weight loss journey T the winning combination 5 key ways apple cider vinegar and cranberry juice transform weight loss Bh chrissy metz weight loss journey strategies that worked Mk chrissy metz weight loss inspires thousands 10000 fans share their transformations in 2024 Ui the secrets behind kevin james weight loss success I gabourey sidibe weight loss journey Y ariana grande weight loss influence O queen latifahs remarkable 2024 weight loss transformation A chrissy metz weight loss journey inspiring transformation of 2024 for 10000 fans N results of 2 month metformin weight loss Zz chrissy metz weight loss journey inspiring 10000 fans in 2024 Zn how amy robachs weight loss is breaking barriers Pauline chalamet weight loss in 2024 shedding 30 pounds and transforming health z N kevin james weight loss journey Cc gunna weight loss 2024 how 100 fans embraced a healthier lifestyle following his lead Mike pompeo weight loss in 2024 6 facts that will surprise you 3 Melissa mccarthys weight loss odyssey 5 groundbreaking techniques she used in 2024 g In empowering transformation lizzos top 4 weight loss secrets for 2024 revealed 5 revealed the secrets behind mindy kaling weight loss Pp jonah hills remarkable 2024 weight loss transformation 30 pounds down L unveiling the secrets 2024 transformation of 100 individuals using lainey wilson weight loss tips Pp transforming lives in 2024 the impact of ariana grande weight loss on 6000 devotees Ariana grandes remarkable 50 pound weight loss in 2024 21 L how george conway shed pounds Pn transformative tactics behind jesse plemons weight loss Ll randy jackson weight loss the secret Valerie bertinelli weight loss journey in 2024 how valerie bertinelli shed 40 pounds 12 En janelle brown weight loss success 99 1 gunna weight loss 2024 inspiring journey of 5000 young adults to get fit 33 I weight loss success story 8 Mm soaking feet in apple cider vinegar for lose weight Nn how much weight will i lose on a 3 day water fast a comprehensive Jj erika jayne weight loss 6 envy apple cider vinegar gummies P sub for apple cider vinegar Yy weight loss kelly osbourne 5 5 metformin weight loss success stories to inspire you 8 kelly clarksons weight loss secrets how she shed pounds and regained confidence 1n the diet and fitness regimen behind trisha yearwoods remarkable weight loss Llen lose 25 pounds in 2 week 7 lainey wilsons weight loss transformation 5 strategies she used in 2024 I randy jackson 2024 weight loss revelation American fitness enthusiasts reveal does apple cider vinegar pills help you lose weight 55 1 benefits of drinking apple cider vinegar to lose weight Valerie bertinelli weight loss 5 collegiate stars transform with post summer 2024 regimens 1 Kelly clarkson keto gummies transforming weight loss journeys for numerous health conscious americans 9 7n gabourey sidibe weight loss 2024 Melissa mccarthys inspiring 2024 weight loss journey best Astonishing transformation kyle richards jaw dropping weight loss journey in 2024 7 secrets to kyle richards weight loss success in america wl Do apple cider vinegar pills help you lose weight yes Best apple cider vinegar to lose weight here