APLICATIVO GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

PORTAL DO MARKETING

SUPORTE COMPLETO PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

E-BOOKS GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

A importância dos livros sobre educação financeira em sala de aulaTempo de leitura estimado: 4 min.

12 agosto 2022

Educador

Para Cressida Cowell, escritora de literatura infantil e autora da série Como treinar seu dragão, “ler por prazer é um dos fatores-chave para o sucesso financeiro de uma criança na vida adulta”.  

Logo, o contato com os livros, além de trabalhar a criatividade e imaginação, promove também o pensamento analítico e a resolução de problemas, habilidades consideradas fundamentais para o futuro. 

Mas não é só isso! Você sabia que trabalhar com livros sobre educação financeira em sala de aula envolve ganhos no desenvolvimento integral dos alunos? Veja alguns deles: 

  • traz benefícios para o corpo e para a mente, aprimorando a inteligência emocional e o pensamento crítico
  • estimula o relacionamento saudável com o dinheiro; 
  • ensina a fazer boas escolhas, traçar metas e saber qual o caminho certo para alcançá-las; 
  • ensina como poupar, gastar e investir
  • estimula uma mentalidade de crescimento; aprendendo a enxergar os erros como um processo de aprendizado; 
  • melhora as habilidades de comunicação interpessoal e intrapessoal; 
  • desperta o protagonismo e a autonomia, uma vez que o estudante se sente apto a analisar e fazer escolhas mais assertivas com o dinheiro que possui. 

Saiba mais sobre educar financeiramente na escola: Entenda tudo sobre educação financeira nas escolas 

Agora, conheça alguns títulos interessantes e possibilidades de como trabalhar com eles em sua sala de aula, de acordo com faixa etária e interesse de cada aluno. 

5 livros sobre finanças para crianças e jovens 

De acordo com as particularidades de cada criança ou adolescente e as fases do desenvolvimento, existem temáticas que promovem o engajamento. Por exemplo, alunos da Educação Infantil, geralmente, se interessam por temas voltados para brinquedos e brincadeiras, já os maiores preferem narrativas com aventuras e mistérios

Por isso, trouxemos algumas sugestões de obras e propostas de aplicação que podem ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada turma. 

1 - A economia de Maria  

Autora: Telma Guimarães Castro Rosa  

Esse divertido livro pode ser utilizado para iniciar uma conversa sobre dinheiro, hábitos de consumo saudáveis e não saudáveis (consumismo), imediatismo e falta de atenção aos pequenos valores com crianças entre 4 e 8 anos.  

2 - Pra quê dinheiro? 

Autor: Ziraldo 

Para quem é fã de histórias em quadrinhos, essa obra do escritor Ziraldo é um sucesso! 

Ele aborda alguns temas pilares para a educação financeira, fala sobre as relações comerciais antes de existir o dinheiro, a importância de saber usar melhor a mesada, resolução de problemas em família e muito mais! 

Com as vivências dos personagens, as crianças vão refletir sobre as consequências das escolhas. Ele pode ser utilizado também como uma sequência didática de atividades em sala de aula para estudantes de idades entre 6 e 13 anos. 

3 - João esperto leva o presente certo 

Autores: Candace Fleming e G. Brian Karas 

Essa obra traz tanto a possibilidade de conversar sobre conceitos financeiros, como bens de consumo, dinheiro, empreendedorismo, quanto trabalhar também habilidades socioemocionais, como generosidade, altruísmo e empatia com crianças de até 10 anos.  

4 - A árvore generosa  

Autor: Shel Silverstein  

Será que vale a pena fazer tudo por dinheiro? As nossas atitudes são justificadas pela necessidade de ganhos financeiros? Essas são algumas reflexões possíveis a partir da história mundialmente famosa de um menino e uma árvore

É importante lembrar que educar financeiramente não envolve apenas conceitos sobre juros, dinheiro e economia, pois tem relação também com o mundo e as outras pessoas, já que as escolhas feitas hoje acarretam consequências para as gerações futuras. Recomendamos esta obra para todas as idades

5 - Pai rico em quadrinhos: como educar seus filhos para se tornarem ricos 

Autor: Robert Kyosaki  

Voltado para jovens e adolescentes, os quadrinhos contam a história do próprio autor, com uma linguagem atrativa e com o objetivo de mudar a maneira como os alunos pensam sobre dinheiro, trabalho, finanças e objetivos futuros.  

Conforme vimos neste artigo, os conceitos de educação financeira, que muitas vezes podem ser vistos como complexos e de difícil entendimento, podem, sim, ser trabalhados de maneira lúdica e prazerosa com livros, teatros, rodas de conversa, vivências reais e simuladas, entre outras estratégias. Basta o professor colocar a criatividade em jogo! 

Mas, para que isso seja possível, é importante ter conhecimento. Afinal, de nada adianta ter um carro na garagem, sem saber como trocar a marcha, não é?  

O Gênio das Finanças é um programa de educação financeira comportamental que conta com um time de especialistas para ajudar você a formar estudantes financeiramente mais saudáveis, que sabem planejar e tomar atitudes mais conscientes. Quer saber mais sobre a educação financeira? Acesse nosso artigo: O que é educação financeira? 

POSTS MAIS LIDOS

CATEGORIAS

Inscreva-se em nossa Newsletter