APLICATIVO GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

PORTAL DO MARKETING

SUPORTE COMPLETO PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

E-BOOKS GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

5 Rs: benefícios para a saúde financeira e para o meio ambienteTempo de leitura estimado: 5 min.

21 setembro 2022

Família

Quantas vezes você já comprou algo que nem precisava só porque estava com um preço bom e acabou nem usando? Sim, todos nós já fizemos isso algumas vezes, não é? Por isso, é tão importante conhecer os 5 Rs! 

Desenvolver atitudes conscientes começa em entender mais sobre nossos comportamentos, trocando atitudes “automáticas” por hábitos inteligentes.  

Neste artigo, você vai saber como colocar em prática atitudes simples e rápidas para cuidar do mundo em que vivemos e ainda ter uma vida financeira mais saudável. 

As relações de consumo e os 5 Rs 

Zigmunt Bauman, sociólogo polonês, pensando em nosso momento atual, nos traz o conceito de “modernidade líquida”, onde coloca que as relações sociais econômicas e de produção se tornaram frágeis, fluídas e descartáveis, de modo semelhante aos líquidos e isso se aplica, também, à maneira como consumimos.  

Você já teve a sensação de que antes os bens duravam mais tempo? Isso pode soar como um “saudosismo”, mas não é bem assim, afinal, é inegável afirmar que a qualidade dos produtos mudou ao longo dos anos. 

Parte responsável disso é o que chamamos de obsolescência programada. Ela consiste em uma maneira de encurtar a vida útil de um bem para que não aconteça a exaustão do mercado e, assim, as indústrias garantem os seus lucros fazendo lançamentos contínuos de “novos modelos”

Essa grande oferta de tipos e atualizações frequentes, desperta nas pessoas uma sensação de estarem sempre “ultrapassadas” e, consequentemente, leva ao uso excessivo dos recursos naturais para atender a essa demanda.  

Mas como tudo na vida, isso tem um preço que, nós, enquanto sociedade, estamos pagando. Veja estes dados:  

  • Um único brasileiro produz, aproximadamente, 1 kg de lixo por dia, o equivalente a uma média de 379,2 kg por ano; 
  • Em 2.500 municípios brasileiros existem cerca de 2.663 lixões, o equivalente a 243 campos de futebol, com um acúmulo de 40 milhões de toneladas de lixo
  •  O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, ficando atrás dos EUA, China e Índia; 
  • Aproximadamente 12 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil (IBGE, 2021); 
  • Cerca de 12,5 milhões de pessoas estão endividadas, o que representa 76,6% das famílias do nosso país (Peic, 2022). 

Fonte: Agência Senado  

Apesar dos dados alarmantes, ainda há tempo de mudar e reverter essa crescente crise ecológica, utilizando os 5Rs da sustentabilidade!  

O presente e o futuro dependem de ações mais conscientes que devem ser tomadas hoje!

5 Rs: repensar, recusar, reduzir, reciclar e reutilizar! 

Conheça, na prática, como você e a sua família podem contribuir com o nosso planeta, reduzindo os impactos ambientais e, ainda, beneficiar o orçamento familiar. 

Repensar: seja um consumidor responsável 

Consumir não é um problema, o problema está nos excessos! Antes de comprar pense na real necessidade de adquirir algo novo ou se não existe a opção de fazer um reparo naquilo que já possui. 

Você pode optar por fazer escolhas que minimizem os impactos negativos para no meio ambiente. Cheque os rótulos das embalagens e ensine as crianças a fazer o mesmo.   

Reduzir de maneira inteligente 

Ao decidir a compra de um item, não se deixe levar pelos números, opte por aquele que tenha maior durabilidade mesmo que seja um pouco mais caro, aquela frase “o barato sai caro” é uma realidade. 

Use lâmpadas mais econômicas, troque copos plásticos por garrafas ou canecas individuais e, quando possível, compre a granel. Esses são alguns exemplos simples de aplicar os 5 Rs. 

Recusar 

Descubra o processo de produção do produto, formas de distribuição, o consumo de energia, água e emissão de carbono e recuse aqueles que não geram impactos positivos no meio ambiente.  

Conheça mais sobre as marcas que consome e quais ações tomam para a redução dos danos. Você vai se surpreender! 

Reduzir: xô consumismo 

Será que seu filho precisa de mais 15 brinquedos? Será que você precisa de 10 potes plásticos, sendo que os que você tem já não cabem no armário? Como a oferta de bens de consumo é grande, desenvolvemos a tendência de comprar muito de tudo e não percebemos o quanto isso pode ser prejudicial até para a nossa saúde mental

Ter prazer excessivo em comprar pode ser também uma fuga para as nossas frustrações! 

Reciclar e reaproveitar 

Outro aspecto é o descarte do lixo reciclável. Alguns serviços disponibilizados pelas prefeituras, como os Ecopontos, ou parcerias com ONGs e até cooperativas parcerias de empresas privadas são boas alternativas. Então, vale a pena fazer uma pesquisa rápida e checar as possibilidades disponíveis em sua cidade.  

O mesmo acontece para resíduos eletrônicos, já que algumas empresas de tecnologia oferecem a possibilidade de descarte do lixo em pontos de coleta. Encontre o ponto de descarte mais próximo. 

Em vez de descartar, você pode aproveitar para reciclar e economizar, construindo projetos com as crianças. Já pensou como seria desafiar a família a criar brinquedos ou objetos funcionais com os materiais reciclados? Aprender brincando é uma ótima forma de absorver conteúdo! 

Ao agir de maneira mais consciente, podemos entender melhor sobre como pensamos para adquirir hábitos mais saudáveis que vão impactar a vida dos nossos filhos e das futuras gerações. 

Estas atitudes também beneficiam seu bolso. Com as contas mais equilibradas e o planejamento financeiro em dia, pode sobrar dinheiro para aquela viagem de final de ano. 

Mas se quiser ir ainda mais longe e proporcionar uma vida financeira mais saudável para seus filhos, conheça o nosso programa. Com ele, crianças e jovens vão aprender, na prática, como lidar com o dinheiro de forma mais consciente. Clique aqui e saiba como ter o Gênio das Finanças na escola do seu filho.

Confira também dicas valiosas para saber como se tornar um consumidor consciente

POSTS MAIS LIDOS

CATEGORIAS

Inscreva-se em nossa Newsletter