APLICATIVO GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

PORTAL DO MARKETING

SUPORTE COMPLETO PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

E-BOOKS GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

Educação financeira na Bett Brasil 2024: formação que impacta estudantes e escolas Tempo de leitura estimado: 7 min.

04 abril 2024

Educador

Em uma sociedade como a brasileira, em que 78% das famílias estão endividadas, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de janeiro de 2024, a educação financeira é uma ferramenta essencial para a mudança de cenário.  

Presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma diretriz obrigatória no currículo escolar, este aprendizado vai além de ensinar a administrar o dinheiro. Ele capacita os indivíduos a tomarem decisões financeiras conscientes, planejarem o futuro e alcançarem seus objetivos de vida.  

Na Bett Brasil 2024, maior evento de inovação e tecnologia para educação da América Latina, esse aspecto ganha destaque, evidenciando como a educação financeira é essencial para a formação integral dos estudantes. Neste artigo, vamos explorar quais são os impactos da educação financeira para os estudantes e como as escolas podem trabalhar este aprendizado para a construção de uma sociedade mais consciente e saudável. 

O que é educação financeira?  

A educação financeira é o processo de adquirir conhecimento e habilidades para administrar recursos financeiros de forma eficaz, que envolve entender como ganhar, gastar, poupar, investir e planejar de maneira inteligente e responsável. É um aprendizado contínuo que capacita os indivíduos a tomarem decisões financeiras conscientes ao longo da vida. 

Para entender melhor esse conceito, é importante abordar alguns dos pilares da educação financeira: 

  • Conhecimento financeiro básico: compreensão de conceitos como orçamento, poupança, investimento, juros, dúvidas, entre outros. 
  • Habilidades práticas: capacidade de aplicar esse conhecimento na prática, realizando tarefas como a elaboração de orçamentos, análise de investimentos e planejamento financeiro. 
  • Atitudes e comportamentos saudáveis: desenvolvimento de uma mentalidade responsável em relação ao dinheiro, cultivando hábitos como o consumo consciente e a tomada de decisões responsáveis. 

A partir desses pilares, o objetivo é que o aprendizado seja convertido em práticas que levem a um uso mais equilibrado dos recursos financeiros e, principalmente, que promova uma mudança de comportamento que impactará não apenas a formação acadêmica, mas um futuro mais sustentável e próspero.  

Como incluir a educação financeira no currículo escolar?  

Desde 2020, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define a educação financeira como um dos temas transversais obrigatórios na Educação Básica, o que impacta em sua inclusão no projeto pedagógico das escolas de todo o Brasil. Para a BNCC, a educação financeira deve: 

  • Ser um tema transversal; 
  • Analisar o comportamento dos indivíduos;  
  • Preparar o estudante para tomar decisões; 
  • Formar uma geração mais consciente. 

Para cumprir tal diretriz, é necessário que a gestão escolar ofereça recursos educacionais adequados para levar a aprendizagem para a sala de aula, de forma multidisciplinar, por meio de uma abordagem comportamental que estimula os estudantes a desenvolverem competências essenciais para tomar decisões mais assertivas desde cedo. 

Assim, oferece benefícios para a formação integral por meio de aprendizados, como: 

  • Resolver problemas com pensamento crítico; 
  • Tomar decisões conscientes e saudáveis, baseadas na mudança de atitude; 
  • Consumir e poupar de modo ético, consciente e responsável; 
  • Planejar em curto, médio e longo prazo; 
  • Distinguir desejos de necessidades; 
  • Desenvolver a cultura da prevenção; 
  • Ter postura criativa e empreendedora. 

Gênio das Finanças: formando estudantes de forma integral 

Uma forma de atender à necessidade da inclusão da educação financeira no currículo escolar é por meio de programas educacionais que oferecem metodologias intencionais para a formação dos estudantes, e o Gênio das Finanças é um destaque neste sentido.  

Alinhado às diretrizes da BNCC, o Gênio das Finanças é um programa de educação financeira comportamental que estimula os estudantes a desenvolverem, na prática, habilidades para planejar, estabelecer metas e pensar de forma crítica, tomando decisões financeiras mais conscientes e responsáveis. 

Assim, oferece materiais com conteúdo prático, multidisciplinar e transversal, que dialogam com as quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e são estruturados a partir dos seguintes eixos temáticos: 

  • Autonomia; 
  • Planejamento financeiro; 
  • Sustentabilidade; 
  • Empreendedorismo. 

Oferecer aos estudantes um programa de educação financeira com abordagem comportamental, que possui sua metodologia aliada às atividades práticas, é a chave para a conquista de um presente e um futuro financeiro saudável. 

Educação financeira para o sucesso das escolas 

Além de essencial para a formação integral dos estudantes, a educação financeira também é uma necessidade para o sucesso das escolas. Uma gestão financeira eficaz garante recursos adequados para oferecer uma educação de qualidade, investir em infraestrutura e capacitar os educadores. Isso contribui para o sucesso institucional e o bem-estar da comunidade escolar. 

Com uma gestão financeira sólida, as escolas atingem seus objetivos educacionais de longo prazo e mantêm uma posição financeira saudável. Isso inclui a alocação eficiente de recursos, o monitoramento cuidadoso das receitas e despesas, e a implementação de práticas de transparência e prestação de contas. 

4 dicas para a gestão financeira durante a Bett Brasil 2024 

Agora que sabemos que a educação financeira, além de ser essencial para a formação integral dos estudantes, é uma necessidade para uma gestão escolar de sucesso, propomos uma reflexão prática: como levar estes conceitos para sua participação na Bett Brasil 2024? 

Assim, preparamos 4 dicas de como tomar decisões mais assertivas e responsáveis durante o evento. 

  1. Planeje antecipadamente os gastos: caso você não seja de São Paulo/SP, os gastos para a participação na feira incluem transporte, hospedagem e alimentação, além da inscrição no evento. Ao estimar os custos com antecedência, você poderá contar com um orçamento realista. 
  1. Privilegie o uso de transporte compartilhado: uma forma de economizar é compartilhar o transporte com outros participantes do evento. Além de reduzir os custos e ser mais sustentável, essa opção também é uma oportunidade para conhecer novas pessoas e fazer networking. 
  1. Aproveite os recursos gratuitos do evento: palestras, workshops, sessões de networking e materiais educacionais podem estar disponíveis em diversos estandes. Certifique-se de aproveitar ao máximo essas oportunidades.  
  1. Invista em um programa de educação financeira: a Bett Brasil é uma excelente oportunidade para conhecer melhor o programa Gênio das Finanças e entender as vantagens competitivas que sua escola ganhará com este investimento.  

Quer ficar por dentro de outras dicas? O isaac, a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas e o Sistema Positivo de Ensino prepararam um Guia de São Paulo para você ter uma experiência completa na Bett Brasil 2024. O material está cheio de dicas e orientações para aproveitar ao máximo o evento, incluindo sugestões para participantes de outras cidades. Clique aqui e baixe gratuitamente o conteúdo. 

Como exploramos ao longo do artigo, a educação financeira desempenha um papel fundamental na formação integral dos estudantes, preparando-os para um futuro financeiramente estável e promovendo o sucesso das instituições de ensino. Ao investir na educação financeira, estamos capacitando as gerações futuras a alcançarem seu pleno potencial e a construírem um futuro financeiro sólido

Se interessou pelo assunto e quer ter sua escola alinhada à educação integral?  A ArcoPlus é um ecossistema de soluções pedagógicas suplementares de excelência, que forma cidadãos completos e, assim, transforma vidas e o mundo. Acesse nosso e-book e saiba como revolucionar o ambiente escolar com a educação integral!

Aproveite a Bett Brasil 2024 para conhecer melhor o Gênio das Finanças no estande B22 e não perca também as palestras inspiradoras do isaac, no estande G20 e as inovações pedagógicas do Sistema Positivo de Ensino no estande G60. O evento acontece de 23 a 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

POSTS MAIS LIDOS

CATEGORIAS

Inscreva-se em nossa Newsletter