APLICATIVO GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

PORTAL DO MARKETING

SUPORTE COMPLETO PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

E-BOOKS GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

Gênio das Finanças: educação financeira na escolaTempo de leitura estimado: 9 min.

17 novembro 2021

Educador

Você sabia que 53% dos estudantes brasileiros não atingiram o nível mínimo de conhecimentos financeiros, em teste realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos em 2017?  

Esse dado, da ODCE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), é apenas um de uma série de informações que demonstram a falta de conhecimento financeiro entre crianças, adolescentes e jovens adultos. E em um país onde 40% da população adulta está endividada, esse tipo de conhecimento é o que pode mudar a vida de uma pessoa.  

Por isso, criamos o Gênio das Finanças, programa de educação financeira comportamental, para escolas de todo o país. Continue a leitura e entenda como o Gênio das Finanças pode ajudar seus estudantes a ter um futuro mais saudável e seguro. 

Qual é a realidade financeira do Brasil? 

Não há maneira melhor de ilustrar a importância de uma educação financeira comportamental no Brasil do que com números, não é mesmo? E eles impressionam qualquer pessoa. 

Você se lembra dos 40% de endividados que citamos acima? Segundo uma pesquisa da AEF Brasil (Associação de Educação Financeira do Brasil), 45% dos jovens entre 18 e 24 anos não sabem como administrar suas finanças e acabam caindo na inadimplência. Ou seja, a tendência é de aumento do percentual de inadimplentes no Brasil. 

E muitos dos estudantes que estão prestes a se formar do Ensino Básico podem se tornar futuros inadimplentes, já que 50% dos brasileiros de 15 anos não sabem como lidar com dinheiro, segundo a OCDE. 

Ou seja, todos esses números apontam para o mesmo fato: é essencial que a educação financeira seja iniciada na infância. E essa é a realidade que o Gênio das Finanças vai impactar. 

O que é o Gênio das Finanças? 

Constituído com base nos eixos Educação, Economia e Psicologia, o Gênio das Finanças propõe uma mudança de perspectiva, consolidando o viés comportamental da aprendizagem em um conteúdo que é totalmente aplicável à realidade dos estudantes. 

Aplicado em 1 hora-aula por semana, o programa tem como principal objetivo ensinar crianças e jovens, de forma prática, a: 

  • identificar e superar as Armadilhas Psicológicas Financeiras
  • formar cidadãos que sabem planejar; 
  • ensinar as crianças a estabelecer - e alcançar - metas e objetivos;
  • assumir atitudes conscientes; 
  • resolver problemas com pensamento crítico; 
  • consumir e poupar de modo ético, consciente e responsável; 
  • distinguir desejos de necessidades; 
  • desenvolver a cultura da prevenção;
  • ter postura criativa e empreendedora. 

Assim, o programa oferece um aprendizado assertivo para que crianças e adolescentes sejam mais saudáveis financeiramente, ajudando a formar uma sociedade mais consciente e autônoma. 

Quais os benefícios do Gênio das Finanças para as escolas? 

É possível que sua equipe escolar já tenha se deparado com outros programas de educação financeira antes. Mas o Gênio das Finanças é o único que oferece uma série de benefícios, como: 

  • grande flexibilidade de adequação na grade curricular;
  • alcança toda a comunidade escolar e as famílias, com impactos significativos no comportamento financeiro de todos; 
  • consolida o viés comportamental da aprendizagem, unindo conceitos da Psicologia, da Economia e da Educação; 
  • material didático desenvolvido em formato de quadrinhos, com conteúdo prático e linguagem direcionada para cada faixa etária, que se aplica à realidade dos alunos; 
  • material exclusivo direcionado para as famílias, consolidando a aprendizagem também no ambiente familiar; 
  • capacitação e assessoria permanente para professores aplicadores;
  • certificação para os estudantes; 
  • atendimento em formato presencial e on-line, oferecendo suporte mais rápido e eficiente à equipe escolar. 

Além de todos esses benefícios, também é importante saber que, em 2020, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) incluiu a educação financeira nos temas que devem constar nos currículos de todo o país.  

Apesar de muitos confundirem a Educação Financeira com Matemática, “é importante ficar claro que Educação Financeira não é exclusividade da disciplina e é algo diferente de Matemática Financeira”, explica Ruy Cesar Pietropaolo, um dos autores da BNCC desde a primeira versão. 

Um exemplo dentro da BNCC é o trabalho da Educação Financeira em conjunto com a disciplina de História, “visando ao estudo do dinheiro e sua função na sociedade, da relação entre dinheiro e tempo, dos impostos em sociedades diversas, do consumo em diferentes momentos históricos, incluindo estratégias atuais de marketing”.  

Aplicativo Gênio das Finanças 

Outro benefício do Gênio das Finanças é o nosso aplicativo. Com ele, estudantes, famílias e educadores podem levar a Educação Financeira na palma da mão! Nele, é possível utilizar funcionalidades, como: 

  • planejamento financeiro familiar para estimular o trabalho em conjunto na busca pela realização de sonhos; 
  • cursos de formação complementar totalmente on-line e com certificação; 
  • planejamento financeiro individual com ferramenta para controle diário de despesas;
  • vaquinha on-line para reunir os amigos e conquistar objetivos em curto prazo. 

O Aplicativo Gênio das Finanças possui uma versão gratuita, mas somente alunos, famílias e professores parceiros têm acesso à versão completa, por meio de uso de voucher exclusivo. 

Como o programa Gênio das Finanças é desenvolvido? 

Muitas escolas se sentem receosas em alterar uma grade curricular que se prova efetiva. Mas com o Gênio, essa mudança é simples, já que ele é aplicado em 1 hora-aula semanal dentro da grade curricular, como uma nova disciplina ou dentro de uma disciplina já existente. 

O alcance do Programa é amplo, envolvendo escolas, alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, professores e famílias, a fim de impactar significativamente o comportamento financeiro de todos. 

Qual é a fundamentação teórica do Gênio das Finanças? 

Nosso programa é fundamentado na Psicologia Econômica, por meio de obras da prestigiada Dra. Vera Rita de Mello Ferreira e baseia-se em obras de grandes autores da Economia Comportamental, como Daniel Kahneman e Richard Thaler, ganhadores do Prêmio Nobel de Economia. 

Além disso, tem como suporte a Teoria da Inteligência Multifocal (TIM), de autoria do psiquiatra e escritor Dr. Augusto Cury, que estuda e analisa a mente humana e os desdobramentos que advêm da gestão dos pensamentos, com foco na construção dos pensamentos e na formação de pensadores.  

Qual a composição do programa Gênio das Finanças? 

Dentro do Gênio das Finanças, existe uma série de materiais e serviços produzidos especificamente para os alunos, para a família, para o professor e para a escola. Vamos conhecer mais sobre cada um deles? 

Para o aluno 

O aluno recebe, anualmente, um livro impresso com conteúdo específico para cada segmento.  

Os materiais apresentam o tema por meio de trilhas de aprendizagem, fichas de treino e dinâmicas que favorecem a aprendizagem durante a aplicação das aulas e nos momentos de estudo em casa, com atividades também para a família. 

Para a família 

As famílias dos estudantes receberão, anualmente, uma publicação em formato de revista com o objetivo de ampliar as reflexões sobre o universo das finanças, além de oferecer entretenimento, desenvolvendo um ambiente saudável e propício para a aprendizagem do tema. 

Ademais, a última ficha de atividade dentro do livro do aluno é sempre uma atividade que deve ser feita em família. 

Para o professor 

Os professores do Gênio das Finanças são convidados a participar do workshop de Gestão Financeira Comportamental, que pode acontecer de forma remota ou presencial. Nessas aulas, os professores são convidados a expandir sua visão e se tornarem mais conscientes da importância da transformação do comportamento financeiro da sociedade. 

Toda a equipe de gestão escolar também recebe o acompanhamento de um consultor educacional, que pode ser on-line ou presencial, para apoiar a escola durante a aplicação do Programa.  

Além disso, os professores recebem o mesmo material impresso dos alunos, acrescidos de orientações, propostas, recursos e atividades no formato “passo a passo” para direcioná-los na aplicação do Programa em sala de aula e dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem. 

Como as escolas avaliam o Gênio das Finanças? 

Colégio Intensivo, João Pessoa (PB) 

“A construção da aprendizagem tem sido uma experiência sensacional. O conteúdo é de fácil aplicação e percebi que quanto mais meus alunos se envolvem no processo, mais eles abrem a mente para o conhecimento.

Em tão pouco tempo, vivenciamos o reconhecimento em sala de aula e as sementes lançadas no presente, com a certeza de que uma sociedade financeiramente saudável é um tijolinho na construção da educação brasileira.”

Ellyne Nadja Oliveira Souza, coordenadora e professora aplicadora 

Escola Imec, Carangola (MG)  

“Estou muito satisfeita, tanto com o conteúdo dado aos alunos como com o retorno que eles têm dado, as devolutivas. Tem sido maravilhoso, estamos muito satisfeitos com o Programa.”

Lucia Maria Bastos dos Santos, gestora e professora aplicadora 
 

Viu só como o Gênio das Finanças pode agregar ainda mais à sua escola? Acesse o nosso site e entre contato para entender o que nosso programa de Educação Financeira Comportamental pode fazer por sua instituição de ensino!

POSTS MAIS LIDOS

CATEGORIAS

Inscreva-se em nossa Newsletter