APLICATIVO GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

PORTAL DO MARKETING

SUPORTE COMPLETO PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

E-BOOKS GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

Reajuste escolar: como calcular a mensalidade para 2024  Tempo de leitura estimado: 6 min.

05 dezembro 2023

Educador

O reajuste escolar anual é uma medida necessária e inevitável para muitas instituições de ensino, principalmente em cenários de inflação e juros altos, que tornam os valores defasados rapidamente.  

Porém, calcular e comunicar às famílias este reajuste pode ser um desafio para muitos gestores. O mais importante é agir com planejamento e ter uma boa estratégia de comunicação, seguindo as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor. Continue a leitura e entenda esse assunto! 

O que a direção pode fazer em caso de reajuste escolar? 

Segundo a Lei 9.870/1999, responsável por regulamentar o reajuste de mensalidade escolar de instituições de ensino no Brasil, cada instituição de ensino possui a liberdade de ajustar sua mensalidade anualmente, contanto que o aumento seja justo.  

Vários motivos podem afetar a decisão de reajustar a mensalidade, como os custos da escola em relação à sua capacidade, o número de alunos e turmas por turno. Além disso, a quantidade de estudantes que realmente se matricularam também importa. 

Outros fatores, como salários dos funcionários da escola, reformas importantes e a compra de materiais didáticos também têm influência na decisão. 

Ainda conforme a lei, qualquer alteração no valor deve ser comunicada antecipadamente aos responsáveis pelos estudantes. A escola precisa apresentar uma proposta de contrato pelo menos 45 dias antes do término das campanhas de matrícula e rematrícula.  

Isso significa que o contrato escolar deve detalhar claramente as condições e valores, abrangendo desde as taxas de matrícula e rematrícula até, principalmente, o valor exato da mensalidade ajustada para o próximo ano letivo. 

Portanto, o início do ano letivo é o momento ideal para as escolas particulares começarem a cobrar as mensalidades já ajustadas. 

Como definir o reajuste escolar para 2024? 

Apesar da lei não limitar o percentual de reajuste, o mercado costuma manter uma média que, conforme pesquisas, será entre 9% e 9,5% em 2024. 

Para chegar a esse valor, a gestão da escola deve considerar: 

  • inflação; 
  • custos básicos, como água e luz; 
  • reajuste salarial de professores e outros funcionários; 
  • investimentos em infraestrutura física e tecnológica. 
     

Mas atente-se: os pais têm direito de solicitar uma planilha de custos da escola para compreender o investimento. Portanto, haja sempre com transparência. 

5 dicas para calcular e comunicar o reajuste escolar para 2024 

Sabendo que a época de reajuste escolar é decisiva para gestores, separamos cinco dicas que auxiliarão no cálculo, na comunicação e nas estratégias para garantir que a sua escola tenha sucesso financeiro em 2024. 

Levante todos os custos da escola 

A primeira coisa que se deve fazer antes de reajustar a mensalidade é analisar os gastos a fim de não cometer erros na precificação.  

Já citamos algumas despesas básicas que devem ser consideradas, mas fique atento principalmente: 

  • aos salários de professores e funcionários; 
  • a novas contratações; 
  • aos custos com água, luz, internet, impostos e licenças de softwares; 
  • aos materiais didáticos; 
  • a outros recursos, como programas educacionais e atividades extracurriculares. 
     

Um ponto importante para os estudantes e responsáveis é se a relação custo-benefício é favorável. Por isso, o reajuste escolar deve contemplar os recursos pedagógicos planejados para o próximo ano letivo. 
 

Calcule o custo por aluno 

Agora que você já tem os custos da escola definidos, divida o valor total pela quantidade de alunos (atuais e futuros). Com este valor em mãos, poderá estipular a margem de lucro. 
  

É importante lembrar que, antes de tudo, a escola é uma empresa e deve manter uma operação saudável em termos financeiros e econômicos. Compreender o custo por aluno também ajuda a determinar descontos para as famílias, como quando há mais de um filho matriculado na escola ou em caso de matrículas antecipadas. 
 

Ofereça atividades extras 

Agregar novas atividades ao portfólio da escola aumenta o valor do investimento feito pelos pais e responsáveis.  

Introduza programas inovadores, alinhados com o futuro dos estudantes, como o Gênio das Finanças, um programa de Educação Financeira Comportamental baseado em princípios da Psicologia e Economia.  

O Gênio das Finanças está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), reconhecendo a Educação Financeira como uma área de conhecimento transdisciplinar que aborda todos os aspectos relacionados à formação do comportamento financeiro do indivíduo. 
 

Tenha uma boa estratégia de comunicação 

Para que o reajuste escolar não tenha um impacto negativo na sua instituição de ensino, é muito importante que os pais e responsáveis percebam o valor agregado. 

Adote uma linguagem simples e mantenha o tom de voz da sua marca, mesmo em casos de dúvidas ou insatisfações.  

Fique atento aos canais de comunicação e sempre responda. Deixar um cliente sem resposta pode ser ruim para a reputação e, como consequência, para a saúde financeira da escola. 

Invista na campanha de matrícula e rematrícula 

O reajuste escolar é um dos pontos mais importantes do período de matrículas. 

Tenha uma estratégia de marketing forte, que considere a antecipação da rematrícula, oferecendo desconto aos estudantes que efetuarem a renovação em um prazo específico. Essa estratégia pode servir para aumentar a adesão e diminuir a inadimplência. 

Além disso, planejar uma campanha de matrículas pode reduzir o risco de resultados negativos para a escola. 
 

Bônus: Conte com a Campanha de Matrículas do Gênio! 

Sabemos que a campanha de matrículas é uma das principais estratégias no ano letivo. É através dela que uma escola consegue mostrar o seu diferencial e trazer cada vez mais estudantes para a sua comunidade.  

Pensando nisso, o Gênio das Finanças preparou um kit de comunicação exclusivo para os nossos parceiros, com o tema “Educação Financeira para uma Vida mais Consciente e Saudável”.  

Nossa campanha visa mostrar às famílias a importância da educação financeira desde a infância para formar adultos conscientes. 

No pacote da campanha oferecemos peças customizáveis para download, que incluem: 

  • Folders, cartazes e totem tridimensional; 
  • Wind banner; 
  • Artes para outdoor; 
  • Posts para redes sociais e comunicados digitais. 
     
     

Quer ter acesso a esses conteúdos e outros benefícios do Gênio das Finanças? Entre em contato com a nossa equipe, seja um parceiro do Gênio e garanta um ano letivo de sucesso! 

POSTS MAIS LIDOS

CATEGORIAS

Inscreva-se em nossa Newsletter