APLICATIVO GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

PORTAL DO MARKETING

SUPORTE COMPLETO PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

E-BOOKS GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

10 filmes que ajudarão seus alunos na tomada de decisão Tempo de leitura estimado: 8 min.

12 dezembro 2023

Família

Entre os diversos papéis de um educador está o auxílio no processo de tomada de decisão, já que parte da formação dos estudantes passa pela influência de quem está na sala de aula.  

A tomada de decisão é um processo que costuma estar relacionado com as escolhas que realizamos, a fim de seguir o melhor caminho para nós. Todos os dias tomamos milhares de decisões que vão desde o que vestir ou comer até quais serão os próximos passos da nossa vida.  

Quando um estudante sai do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, por exemplo, é esperado que ele realize escolhas sobre seu futuro, como cogitar um curso técnico para passar no vestibular. Já no terceiro ano, será que eles devem fazer uma faculdade? Se sim, qual o melhor curso?  

São muitos os fatores que influenciam na tomada de decisão diária, o que pode tornar a vida do jovem ainda mais complexa. 

Quais são os tipos de tomada de decisão? 

1. Tomada de Decisão Intuitiva: quando “sentimos” qual é o melhor caminho. Ela pode ser pouco planejada; 

2. Tomada de Decisão com base em valores: considera crenças pessoais, o que costuma ser mais sólido do que o tipo anterior. Mas ainda assim é necessário cuidado, principalmente com adolescentes, já que a personalidade continua se formando; 

3. Tomada de Decisão Racional: utiliza a lógica para chegar na melhor alternativa. Se você tem um aluno ótimo em matemática, por exemplo, é natural aconselhá-lo a seguir um futuro na área das Ciências Exatas;  

4. Tomada de Decisão Colaborativa: considera diversas opiniões, e não somente as próprias. Isso ensina que as decisões pesadas da vida não precisam ser sempre individuais; 

5. Tomada de Decisão Especializada: às vezes, as formas anteriores não são suficientes e, então, é necessário o apoio de um especialista para auxiliar a enxergar as possibilidades. 

Ajudar nesse processo pode ser difícil, já que cada estudante possui uma história e nem sempre o aconselhamento individual é possível. Pensando nisso, o Gênio listou 10 filmes que poderão ajudar você e os seus estudantes na tomada de decisões. 

10 filmes que ajudarão seus alunos na tomada de decisão 

Filmes para crianças 

1. Divertida Mente 

Um clássico da Disney e ganhador do Oscar, foi a primeira produção Disney-Pixar a abordar a depressão infantil. É uma ótima opção para trabalhar sobre emoções, como ouvi-las e entendê-las. Aborda também a importância do diálogo, do equilíbrio e do cuidado com a saúde mental. 

https://www.youtube.com/watch?v=ukQeR3zYncw

2. Viva — A Vida é uma Festa 

Outra produção Disney-Pixar ganhadora de Oscar, esse filme emocionante fala sobre a importância de correr atrás de seus sonhos. Pode inspirar os estudantes a enxergarem uma vida sem barreiras. 

https://www.youtube.com/watch?v=iLmZZV-Nkuk

3. Encanto 

A família Madrigal tem muito a ensinar, mas o principal é que todos têm o seu lugar no mundo. Pode ser uma ótima opção para passar aos estudantes conceitos como saúde mental, pertencimento e família. 

https://www.youtube.com/watch?v=zRMicKd9IH8

4. Zootopia 

Uma personagem decidida, a Judy é uma coelha que decide ser policial em uma sociedade conservadora. Essa animação trabalha a tolerância e a coragem de buscar novas experiências. 

https://www.youtube.com/watch?v=prct6AB5tR8

5. Red: Crescer é uma Fera 

Uma animação engraçada e emocionante, que aborda o aprendizado entre pais e filhos e como essa relação influencia a vida de uma pessoa. 

https://www.youtube.com/watch?v=V2Xlg8WOS-Q

Filmes para adolescentes 

6. Moneyball, o Homem que Mudou o Jogo 

Uma aula sobre a tomada de decisões, o ator Brad Pitt interpreta o treinador Billy Beane, que tenta a todo custo criar um time competitivo e que, apesar de todo o problema financeiro, recupera-se sabendo utilizar o potencial da sua equipe. 

https://www.youtube.com/watch?v=BumI-Yh0P1M

7. À Procura da Felicidade 

Um clássico emocionante estrelado por Will Smith, que precisa se dividir entre estágios não-remunerados e a vida em abrigos dos Estados Unidos ao lado do filho. Uma história de superação que mostrará aos estudantes quão importante é acreditar em si. 

https://www.youtube.com/watch?v=RO6knM2cUYQ

8. O Diabo Veste Prada  

Repleto de lições relacionadas à tomada de decisão para os estudantes, esse filme mostra como nossas escolhas sempre serão acompanhadas de consequências. Além de abordar o abuso de poder e o assédio moral, essa produção também trabalha a busca de objetivos. 

Leia também: Tomada de decisão financeira: 6 dicas para ajudar os alunos  

https://www.youtube.com/watch?v=2A0xhJ7RcCs

9. Coach Carter — Treino para a Vida 

Ao impor regras rígidas para seus jogadores, o treinador do time de basquete (onde jogou na época do colegial) os instiga a fazer escolhas difíceis entre seguir o caminho fácil ou o desafiador. Para explicar tomada de decisão aos seus estudantes, destaque que, assim como no filme, as escolhas podem impactar não apenas indivíduos, mas também a sua comunidade. 

https://www.youtube.com/watch?v=n88f0w0Fddg

10. Sociedade dos Poetas Mortos 

Esse clássico da Sessão da Tarde também é uma ótima ferramenta para trabalhar a tomada de decisão com os estudantes. Ao longo do filme, o professor John Keating destaca a importância de questionar o status quo e tomar decisões baseadas na autenticidade e nos valores pessoais. 

Keating inspira os alunos a pensar por si mesmos, encorajando a tomada de decisões que permitam aos estudantes explorar suas paixões, mesmo que isso signifique ir contra as expectativas dos outros. 

https://www.youtube.com/watch?v=Oo9R1neW4lw

Tomada de decisão financeira para estudantes 

Boa parte das decisões que precisaremos tomar na vida envolverão o dinheiro. É por isso que a educação financeira comportamental se torna cada vez mais importante. E o Gênio está preparado para ajudar sua escola, oferecendo aos professores: 

  • Revista do aluno com histórias em quadrinhos nos anos iniciais, que simulam situações reais envolvendo os personagens do Colégio Oikos. E para os estudantes dos anos finais, revistas ilustradas e atividades integradas à plataforma digital e gamificadas; 
  • Material do educador com orientações, propostas, recursos e atividades no formato “passo a passo” para direcioná-los na aplicação do Programa em sala de aula;  
  • Workshop de educação financeira; 
  • Acompanhamento on-line mensal de um consultor educacional; 
  • Portal Gênio das finanças, com recursos extras que potencializam a aprendizagem como vídeos sobre educação financeira, sugestões de aulas, projetos e muito mais! 

Quer saber mais sobre os benefícios que o Gênio das Finanças pode oferecer para a sua escola? Solicite agora mesmo o contato de um de nossos especialistas através deste formulário. Conheça! 

POSTS MAIS LIDOS

CATEGORIAS

Inscreva-se em nossa Newsletter