Quais os benefícios de um programa de educação financeira? Tempo de leitura estimado: 6 min.
05 setembro 2023
Educador
É comum associarem programas de educação financeira apenas com conceitos matemáticos, como divisão, multiplicação e porcentagem. Apesar de serem termos relevantes no mundo das finanças, essa aprendizagem vai muito além dos cálculos.
Criar metas, montar um orçamento realista e lidar com vieses cognitivos, que podem influenciar nossos gastos, são preocupações que muitos de nós já vivenciamos — e que muitas vezes não soubemos como lidar.
Entretanto, com a ajuda de um programa de educação financeira, os estudantes ganham as ferramentas necessárias para lidar com tudo isso e muito mais! Quer entender o impacto que essa aprendizagem pode ter na rotina escolar? Continue a leitura!
O que é educação financeira?
Para a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), a educação financeira é definida como um processo em que as pessoas melhoram a sua compreensão em relação ao dinheiro e seus impactos na vida pessoal e na sociedade.
Com esse conhecimento, a ENEF acredita que é possível realizar compras conscientes e fazer escolhas bem fundamentadas. Ou seja, ela ajuda a enxergar o dinheiro como um recurso limitado e pensar de maneira mais crítica sobre seu uso, sempre analisando riscos e benefícios.
Com ela, também é possível focar na realização de sonhos e planejar o futuro.
Programa de educação financeira e BNCC: qual a relação?
Apesar da educação financeira ser importante, a descrição da ENEF sobre nossa relação com dinheiro é um tanto quanto adulta, não é mesmo? Mas isso não significa que crianças não estão aptas para aprender sobre finanças!
A educação financeira para crianças e adolescentes acontece na escola por meio da informação, formação e orientação, para que elas possam desenvolver os valores e as competências necessárias para se tornarem mais conscientes financeiramente.
O valor de um programa de educação financeira para os jovens é tão alto que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) incluiu essa aprendizagem nos temas que devem constar nos currículos de todo o país.
Dentro da BNCC, a educação financeira pode ser abordada de maneira interdisciplinar, ou seja, pode ser integrada a diferentes disciplinas, da biologia até mesmo à língua portuguesa, dependendo do enfoque dado.
Além disso, é possível trabalhar a educação financeira em:
- atividades práticas, como simulações e jogos;
- projetos interdisciplinares;
- discussões em sala de aula;
- entrevistas e palestras;
- parcerias com instituições financeiras ou especialistas na área.
Leia também: Como estimular o jovem empreendedor na sala de aula
Quais os benefícios de um programa de educação financeira para a comunidade escolar?
A educação financeira nas escolas está focada no desenvolvimento dos alunos. Mas isso não significa que eles são os únicos que ganham com esse investimento! Abaixo, listamos os principais benefícios dessa aprendizagem para estudantes, famílias, educadores e escolas.
Principais benefícios aos estudantes
- saber identificar vieses inconscientes que podem estimular gastos financeiros desnecessários;
- resolver problemas com pensamento crítico;
- tomar decisões conscientes e saudáveis, baseadas na mudança de atitude;
- consumir e poupar de modo ético, consciente e responsável;
- planejar em curto, médio e longo prazo;
- distinguir desejos de necessidades;
- desenvolver a cultura da prevenção;
- ter postura criativa e empreendedora.
Principais benefícios às famílias
- facilitar conversas mais abertas entre pais e filhos sobre dinheiro;
- impacto na gestão das finanças familiares, pois os estudantes provavelmente compartilharão princípios da educação financeira com as famílias;
- maior envolvimento dos pais na educação dos filhos, pois muitos dos tópicos abordados são conhecidos pela família;
- criação de hábitos de consumo mais responsáveis e sustentáveis por toda a família.
Principais benefícios aos educadores
- desenvolvimento profissional em um novo campo de conhecimento;
- explorar abordagens interdisciplinares que enriquecem o planejamento de aulas e promovem a colaboração entre profissionais;
- autoaperfeiçoamento financeiro, já que os professores poderão aplicar os princípios aprendidos em suas próprias vidas;
- melhor qualidade de vida e saúde mental;
- estimular a criação de atividades práticas e a adoção de novas metodologias de ensino;
- ao abordar temas práticos e relevantes para a vida dos estudantes, é possível fortalecer a conexão com os jovens e tornar o processo de aprendizagem mais significativo.
Benefícios às escolas
- possibilidade de se destacar perante os pais e a comunidade ao se mostrar uma instituição comprometida com uma formação abrangente e relevante para os alunos;
- melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes graças à abordagem prática e interdisciplinar do programa, que aumenta o engajamento dos jovens;
- possibilidade de criar parcerias com instituições financeiras, especialistas em finanças e organizações locais, enriquecendo o ambiente educacional;
- consolidação da reputação escolar;
- a oferta de um currículo abrangente, que também trabalha a educação financeira, pode atrair novos estudantes e contribuir para a retenção dos que já fazem parte da comunidade escolar;
- maior envolvimento dos pais na educação dos filhos, já que esse programa muitas vezes envolve atividades que também podem ser discutidas em casa.
O Gênio das Finanças pode transformar a sua escola!
Como você pôde notar ao longo desse conteúdo, um programa de educação financeira pode gerar um impacto positivo gigantesco para toda a comunidade escolar. Entretanto, para conseguir resultados como esses, é essencial investir em um programa de qualidade, como o Gênio das Finanças!
Fundamentado em conceitos da economia comportamental, pedagogia e psicologia, o Gênio das Finanças visa promover a educação financeira para uma vida mais consciente e saudável para toda a comunidade escolar.
Muitas escolas se sentem receosas em alterar uma grade curricular que se prova efetiva. Mas com o Gênio, essa mudança é simples, já que ele é aplicado em 1 hora-aula semanal ou quinzenal na grade curricular, como uma nova disciplina ou dentro de uma disciplina já existente.
Ou seja, nós possibilitamos que sua escola ensine os estudantes a:
- identificar e superar os principais vieses cognitivos;
- formar cidadãos que sabem planejar;
- estabelecerem — e alcançarem — metas e objetivos;
- assumir atitudes conscientes;
- resolver problemas com pensamento crítico;
- consumir e poupar de modo ético, consciente e responsável;
- distinguir desejos de necessidades;
- desenvolver a cultura da prevenção;
- ter postura criativa e empreendedora.
E como sabemos que nosso programa de educação financeira é um diferencial competitivo neste mercado, todos os nossos parceiros ganham uma campanha preparada por nós e focada na matrícula e rematrícula dos alunos.
São diversas peças gráficas, audiovisuais e digitais disponibilizadas para download com o objetivo de transformar a sala de matrícula em um ambiente atrativo. E isso é só uma parte do que podemos fazer por seu colégio.
Então clique aqui e leve o Gênio das Finanças para a sua escola!