O marketing como aliado na retenção de alunos Tempo de leitura estimado: 6 min.
28 setembro 2023
Educador
Apesar de uma educação de qualidade ser essencial para o sucesso de uma escola, ela não é mais suficiente para fidelizar famílias. Em um mercado tão concorrido, é importante que a gestão escolar enxergue o marketing como um aliado na retenção de alunos e suas famílias.
Manter um cliente fiel pode ser mais fácil do que conquistar novos, desde que sua instituição invista nas estratégias corretas para alcançar esse objetivo. Continue a leitura e aprenda com o Gênio das Finanças!
Como o marketing pode ser um aliado na retenção dos alunos?
Essencial para a formação pessoal e profissional, a área educacional é uma necessidade de todos. Mas por ser uma constante na sociedade, essa área extremamente competitiva ganhou um tipo de marketing próprio, chamado de marketing educacional.
O marketing educacional é uma estratégia voltada para instituições de ensino cujo objetivo é promover e atrair estudantes, bem como reter os alunos já matriculados, criando uma marca sólida e positiva no mercado.
Se uma escola está buscando aumentar a retenção de alunos, o marketing pode ser um aliado para esse objetivo. Isso porque ele torna a retenção mais prática e eficiente com o auxílio de um planejamento específico para esse público-alvo.
Sendo assim, podemos afirmar que o marketing educacional consegue influenciar resultados significativamente por proporcionar benefícios como:
- Possibilidade de alcançar mais pessoas e, consequentemente, aumentar a taxa de matrículas;
- Estreitar os laços entre a marca e cliente por meio de uma comunicação humanizada, que gera a identificação com o público-alvo;
- Identificar problemas educacionais precocemente, permitindo que a gestão escolar resolva questões que possam levar à desistência de estudantes;
- Proporcionar oportunidades de engajamento dos estudantes, fazendo com que eles se sintam mais conectados à instituição educacional;
- Promover a cultura escolar a fim de criar um ambiente onde os jovens se sintam valorizados, incentivando-os a permanecer na instituição;
- O marketing educacional também pode auxiliar a escola a monitorar métricas relacionadas à retenção, como taxas de desistência e de graduação. Isso permite avaliar o impacto de suas estratégias e fazer ajustes a fim de alcançar os números esperados.
Vale a pena conferir: Gestão financeira: o que é e como aplicar no ambiente escolar
Como usar o marketing na retenção dos alunos?
Até aqui já foi possível entender que o marketing é um aliado na retenção dos alunos. Mas como ele pode ser usado para fidelizar seus estudantes? Abaixo, reunimos quatro dicas que podem ajudar a sua instituição nesse objetivo.
Realize pesquisas de mercado
Se você quer aumentar a retenção dos alunos, uma aliada no marketing é a pesquisa de mercado. Isso porque essa ferramenta ajuda a entender quais necessidades das famílias estão sendo atendidas e quais são as expectativas para o próximo ano letivo.
Com esses dados, é possível fazer mudanças focadas na satisfação da comunidade escolar e adaptar as estratégias de marketing para aumentar a retenção de alunos.
Ofereça uma comunicação transparente e eficaz
Muitas famílias gostam de ser incluídas na rotina escolar e querem ser informados das atividades escolares e eventos acadêmicos realizados pela instituição. Essa comunicação também pode atrair as famílias mais distantes e estimular um melhor engajamento de toda a comunidade escolar.
Entretanto, para obter esse benefício, é importante entender quais são os canais de comunicação prediletos dos seus clientes e investir em uma comunicação transparente e eficaz.
Algumas opções de canais de comunicação que podem ser usados pela sua escola são:
- Redes sociais, como Instagram, TikTok e grupo de Facebook;
- E-mails ou newsletters;
- Blog;
- WhatsApp;
- Eventos informativos, como reuniões mensais.
Mas não se esqueça que tão importante quanto estar nos canais prediletos dos seus clientes é ser uma presença constante nesses espaços. É preferível oferecer poucos canais, mas manter um contato contínuo e de qualidade do que ficar meses sem atualizar diversos canais on-line.
Leia também: Conheça os pilares da gestão escolar e como aplicá-los
Crie uma estratégia de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é a área do marketing digital focada na criação e distribuição de conteúdo relevante e informativo para atrair, envolver e converter um público-alvo específico.
Como comentamos no tópico anterior, ele precisa ser aplicado em espaços comumente usados pelos clientes atuais e pelos leads que sua escola deseja conquistar. Mas com um planejamento bem-feito, é possível aumentar o interesse das pessoas pela escola e melhorar a reputação escolar.
Invista em inovações educacionais
Manter um ensino de qualidade é essencial para fidelizar as famílias. Afinal, quando o assunto é educação, os pais e responsáveis sempre buscam o melhor. E pode não parecer, mas investir em inovações educacionais também pode ser uma estratégia de marketing efetiva na retenção de alunos.
Ao trazer novidades para a rotina escolar, a escola consegue elevar a qualidade de ensino e gerar um impacto positivo na aprendizagem dos estudantes.
Essas inovações também mostram que o colégio está sempre interessado em oferecer a melhor experiência possível aos jovens — o que pode ser usado como parte da estratégia de marketing durante a campanha de matrículas.
O Gênio das Finanças, por exemplo, é um programa de Educação Financeira Comportamental que forma estudantes que sabem planejar, estabelecer metas e assumir atitudes conscientes.
Fundamentado na economia comportamental e na psicologia econômica, ele oferece a flexibilidade de adequação na grade curricular para tornar sua implementação mais simples e rápida.
Mas não é só isso: por estar sempre em contato com seus parceiros, o Gênio das Finanças visa ajudar as escolas de maneira integral por meio de ferramentas como o Workshop de Matrículas.
Nesse workshop on-line, nossos especialistas de marketing dão dicas práticas e oferecem um enxoval de peças de comunicação customizáveis, como:
- Folders, cartazes e totem triedro;
- Wind banner;
- Artes para outdoor;
- Posts de redes sociais e comunicados digitais.
Ou seja, tudo que a escola precisa para fidelizar os clientes e atrair novas famílias! Se você quer saber mais sobre o Gênio das Finanças e como ele pode ser implementado na sua estratégia de marketing de retenção de alunos, clique aqui!