Como e por que investir em uma campanha de matrículas? Tempo de leitura estimado: 6 min.
08 novembro 2023
Educador
Campanha de matrículas bem planejadas podem exceder as expectativas de resultados em um ano letivo. E por mais que a maioria dos diretores e coordenadores tenham foco no importante processo de ensino-aprendizagem, é a captação de estudantes que fará com que a instituição (que também é uma empresa) continue funcionando.
Planejar uma campanha de matrículas é ter um projeto multidisciplinar. Isso porque vários setores da escola precisarão trabalhar juntos em prol de um objetivo: o crescimento do número de estudantes. Mas como isso é possível? Continue a leitura para entender!
Por que investir em campanha de matrículas?
Além de focar no crescimento da escola de maneira sólida, um dos principais motivos de investir em campanhas é reduzir o risco de resultados negativos. Alunos vem e vão por diversos motivos, o que é normal, mas o resultado financeiro não pode depender de acasos.
Planejar uma campanha com antecedência pode reduzir o risco de atrasos, garantindo que você ainda terá tempo hábil para preencher as vagas e as turmas disponíveis.
Como planejar uma campanha de matrículas?
Agora que você já entendeu a importância de planejar uma campanha de matrículas para a sua escola, veja as dicas que o Gênio das Finanças preparou para te ajudar nesse processo.
Defina os objetivos e o cronograma da estratégia
O primeiro passo em criar uma campanha de matrículas de sucesso é analisar como está a sua escola hoje e definir onde ela quer chegar, ou seja, as metas. Considere a quantidade de funcionários, número de estudantes e até mesmo o tamanho da estrutura física ao imaginar o próximo ano letivo.
Algumas perguntas podem auxiliar nesse processo:
- Como os objetivos de números de matrículas podem ser atingidos?
- Qual será o período em que as matrículas estarão abertas?
- Como serão feitas as visitas de pais e responsáveis que se interessarem em conhecer a instituição?
Faça um cronograma com as metas para ficar mais fácil montar um plano de ação e, se necessário, ajustar os objetivos.
Garanta sua presença digital com site e redes sociais
O mundo está on-line e a sua escola não pode ser diferente. Uma das estratégias mais importantes é ter um site otimizado para atrair contatos tanto orgânicos (quem está ativamente procurando por uma escola) como por tráfego pago (propagandas que chegam até a pessoa).
Neste site, você pode criar conteúdos em um blog, disponibilizar e-books, criar um tour virtual da escola, entre outras coisas.
Além disso, muitos pais buscam referências no Instagram e no Facebook antes de, efetivamente, entrar em contato com a escola. Por isso, não se esqueça de manter os perfis atualizados, principalmente com atividades realizadas pelos estudantes, e interagir com a comunidade.
Modernize o atendimento
Um diferencial para uma campanha de matrículas é o atendimento da instituição de ensino. A sua escola pode inovar oferecendo atendimento via chatbots, que desafogam o seu atendimento humano e ajudam a fechar a lacuna trazida pelo atendimento em horário comercial.
As principais dúvidas que um responsável ou um aluno possam ter podem ser respondidas por ali.
Você pode se interessar em ler: Custos e despesas: saiba as diferenças e evite o desperdício na escola
Desenvolva materiais personalizados
Tenha flyers, banners e outros materiais espalhados pela escola para marcar a mente dos seus alunos e dos responsáveis. Mas se você é parceiro do Gênio das Finanças não precisa se preocupar com isso, porque desenvolvemos uma campanha de matrículas estratégicas para a sua instituição.
Com o tema “Educação financeira para uma vida mais consciente e saudável”, nossa campanha on-line possui uma série de peças customizáveis, como:
- Folders e cartazes;
- Artes para outdoor;
- Enxoval completo de comunicação, com posts de redes sociais e comunicados digitais.
Já o nosso workshop de matrículas reúne dicas práticas dos nossos especialistas em marketing para aumentar os resultados da sua campanha de marketing. Ficou curioso? Conheça esse e outros diferenciais do Gênio das Finanças no nosso site!
5 dicas para uma boa campanha de matrículas
1. Conheça bem o seu público-alvo
Realize pesquisas para compreender as necessidades e expectativas dos pais e estudantes em potencial. Isso permite adaptar a campanha de matrículas para atender às especificidades do seu público, tornando-a mais relevante e persuasiva.
2. Realize tours pela escola
Organize tours guiados para pais e estudantes conhecerem as instalações da instituição. Destaque as características únicas, salas de aula, laboratórios e espaços de convivência. Essa experiência proporciona uma visão mais tangível e positiva da escola.
3. Ofereça benefícios para novos estudantes
Crie incentivos para novos estudantes, como descontos em taxas de matrícula, materiais escolares gratuitos ou acesso a atividades extracurriculares. Esses benefícios não apenas atraem interesse, mas também demonstram um comprometimento em proporcionar uma experiência educacional integral e valiosa.
4. Tenha canais de relacionamento eficientes
Mantenha canais de comunicação eficientes e ágeis, como redes sociais, e-mails e um sistema de atendimento ao cliente. Responda prontamente às dúvidas dos pais e forneça informações claras sobre o processo de matrícula, currículo e valores da instituição.
Leia também: Como formar alunos protagonistas
5. Faça uma campanha de marketing estratégica
Desenvolva uma campanha de marketing envolvente e estratégica. Utilize mídias sociais, anúncios on-line e off-line para promover os pontos fortes da escola. Destaque conquistas passadas, depoimentos de estudantes e professores e crie eventos especiais para gerar um impacto positivo.
Metodologias ativas podem ser diferencial na campanha de matrículas
Uma das grandes tendências de inovação da educação é colocar o estudante no centro da equação — e sua escola não pode se esquecer disso durante o planejamento de uma campanha de matrículas.
As metodologias ativas não só transformam a educação, como podem ser usadas como um diferencial durante a sua campanha. Quer entender mais sobre essa tendência educacional?
Acesse nosso artigo “O impacto das metodologias ativas na educação financeira” e descubra os benefícios dessa abordagem educacional inovadora.