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O marketing como aliado na retenção de alunos  Tempo de leitura estimado: 6 min.

28 setembro 2023

Educador

Apesar de uma educação de qualidade ser essencial para o sucesso de uma escola, ela não é mais suficiente para fidelizar famílias. Em um mercado tão concorrido, é importante que a gestão escolar enxergue o marketing como um aliado na retenção de alunos e suas famílias. 

Manter um cliente fiel pode ser mais fácil do que conquistar novos, desde que sua instituição invista nas estratégias corretas para alcançar esse objetivo. Continue a leitura e aprenda com o Gênio das Finanças! 

Como o marketing pode ser um aliado na retenção dos alunos? 

Essencial para a formação pessoal e profissional, a área educacional é uma necessidade de todos. Mas por ser uma constante na sociedade, essa área extremamente competitiva ganhou um tipo de marketing próprio, chamado de marketing educacional. 

O marketing educacional é uma estratégia voltada para instituições de ensino cujo objetivo é promover e atrair estudantes, bem como reter os alunos já matriculados, criando uma marca sólida e positiva no mercado. 

Se uma escola está buscando aumentar a retenção de alunos, o marketing pode ser um aliado para esse objetivo. Isso porque ele torna a retenção mais prática e eficiente com o auxílio de um planejamento específico para esse público-alvo. 

Sendo assim, podemos afirmar que o marketing educacional consegue influenciar resultados significativamente por proporcionar benefícios como: 

  • Possibilidade de alcançar mais pessoas e, consequentemente, aumentar a taxa de matrículas; 
  • Estreitar os laços entre a marca e cliente por meio de uma comunicação humanizada, que gera a identificação com o público-alvo; 
  • Identificar problemas educacionais precocemente, permitindo que a gestão escolar resolva questões que possam levar à desistência de estudantes; 
  • Proporcionar oportunidades de engajamento dos estudantes, fazendo com que eles se sintam mais conectados à instituição educacional; 
  • Promover a cultura escolar a fim de criar um ambiente onde os jovens se sintam valorizados, incentivando-os a permanecer na instituição; 
  • O marketing educacional também pode auxiliar a escola a monitorar métricas relacionadas à retenção, como taxas de desistência e de graduação. Isso permite avaliar o impacto de suas estratégias e fazer ajustes a fim de alcançar os números esperados. 
     

Vale a pena conferir: Gestão financeira: o que é e como aplicar no ambiente escolar 

Como usar o marketing na retenção dos alunos? 

Até aqui já foi possível entender que o marketing é um aliado na retenção dos alunos. Mas como ele pode ser usado para fidelizar seus estudantes? Abaixo, reunimos quatro dicas que podem ajudar a sua instituição nesse objetivo. 

Realize pesquisas de mercado 

Se você quer aumentar a retenção dos alunos, uma aliada no marketing é a pesquisa de mercado. Isso porque essa ferramenta ajuda a entender quais necessidades das famílias estão sendo atendidas e quais são as expectativas para o próximo ano letivo. 

Com esses dados, é possível fazer mudanças focadas na satisfação da comunidade escolar e adaptar as estratégias de marketing para aumentar a retenção de alunos. 

Ofereça uma comunicação transparente e eficaz 

Muitas famílias gostam de ser incluídas na rotina escolar e querem ser informados das atividades escolares e eventos acadêmicos realizados pela instituição. Essa comunicação também pode atrair as famílias mais distantes e estimular um melhor engajamento de toda a comunidade escolar. 

Entretanto, para obter esse benefício, é importante entender quais são os canais de comunicação prediletos dos seus clientes e investir em uma comunicação transparente e eficaz.  

Algumas opções de canais de comunicação que podem ser usados pela sua escola são: 

  • Redes sociais, como Instagram, TikTok e grupo de Facebook; 
  • E-mails ou newsletters; 
  • Blog; 
  • WhatsApp; 
  • Eventos informativos, como reuniões mensais. 
     

Mas não se esqueça que tão importante quanto estar nos canais prediletos dos seus clientes é ser uma presença constante nesses espaços. É preferível oferecer poucos canais, mas manter um contato contínuo e de qualidade do que ficar meses sem atualizar diversos canais on-line. 

Leia também: Conheça os pilares da gestão escolar e como aplicá-los 

Crie uma estratégia de marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é a área do marketing digital focada na criação e distribuição de conteúdo relevante e informativo para atrair, envolver e converter um público-alvo específico.  

Como comentamos no tópico anterior, ele precisa ser aplicado em espaços comumente usados pelos clientes atuais e pelos leads que sua escola deseja conquistar. Mas com um planejamento bem-feito, é possível aumentar o interesse das pessoas pela escola e melhorar a reputação escolar. 

Invista em inovações educacionais 

Manter um ensino de qualidade é essencial para fidelizar as famílias. Afinal, quando o assunto é educação, os pais e responsáveis sempre buscam o melhor. E pode não parecer, mas investir em inovações educacionais também pode ser uma estratégia de marketing efetiva na retenção de alunos. 

Ao trazer novidades para a rotina escolar, a escola consegue elevar a qualidade de ensino e gerar um impacto positivo na aprendizagem dos estudantes.  

Essas inovações também mostram que o colégio está sempre interessado em oferecer a melhor experiência possível aos jovens — o que pode ser usado como parte da estratégia de marketing durante a campanha de matrículas. 

O Gênio das Finanças, por exemplo, é um programa de Educação Financeira Comportamental que forma estudantes que sabem planejar, estabelecer metas e assumir atitudes conscientes. 

Fundamentado na economia comportamental e na psicologia econômica, ele oferece a flexibilidade de adequação na grade curricular para tornar sua implementação mais simples e rápida. 

Mas não é só isso: por estar sempre em contato com seus parceiros, o Gênio das Finanças visa ajudar as escolas de maneira integral por meio de ferramentas como o Workshop de Matrículas. 

Nesse workshop on-line, nossos especialistas de marketing dão dicas práticas e oferecem um enxoval de peças de comunicação customizáveis, como: 

  • Folders, cartazes e totem triedro; 
  • Wind banner; 
  • Artes para outdoor; 
  • Posts de redes sociais e comunicados digitais. 

Ou seja, tudo que a escola precisa para fidelizar os clientes e atrair novas famílias! Se você quer saber mais sobre o Gênio das Finanças e como ele pode ser implementado na sua estratégia de marketing de retenção de alunos, clique aqui

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