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Agenda 2030: saiba como trabalhar esse tema com os alunosTempo de leitura estimado: 8 min.

09 maio 2023

Educador

Cada vez mais escolas estão preocupadas em trabalhar temas essenciais, como sustentabilidade e justiça em sala de aula. Entretanto, alguns assuntos relacionados à essa temática, como a Agenda 2030, podem gerar dúvidas nos educadores. 

Mas o que é a Agenda 2030? Como ela pode ser aplicada com estudantes de diferentes faixas etárias? Quais os benefícios de trabalhá-la em sala de aula? As respostas para todas essas perguntas estão neste conteúdo. Boa leitura!  

O que é a Agenda 2030? 

A Agenda 2030 é um plano de ação global que busca construir um mundo melhor para todos os povos até o ano de 2030.  

Em uma Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada na cidade de Nova York em 2015, foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas universais a fim de fortalecer a paz universal com mais liberdade para todos.  

De acordo com a ONU (Organizações das Nações Unidas), os objetivos “buscam concretizar os direitos humanos de todos [...]. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental”. 

No vídeo abaixo, da ONU Brasil, é possível entender com mais detalhes o que é a Agenda 2030: 

Quais são os 17 ODS abordados na Agenda 2030? 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, segundo a ONU, são “ambiciosos e interconectados, que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.” 

Nesse apelo global, é esperado acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. São eles: 

  • erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todo o mundo; 
  • fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; 
  • saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as idades; 
  • educação de qualidade: garantir o acesso à educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos; 
  • igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; 
  • água potável e saneamento: garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos; 
  • energia limpa e acessível: assegurar o acesso à energia confiável, sustentável e moderna para todos; 
  • trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentar o emprego pleno e produtivo; 
  • indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; 
  • redução das desigualdades: reduzir a desigualdade econômica, social e territorial entre países e dentro dos países; 
  • cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; 
  • consumo e produção responsáveis: promover o consumo e produção sustentáveis e responsáveis; 
  • ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança global do clima e seus impactos; 
  • vida na água: conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; 
  • vida terrestre: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, florestas, desertos, montanhas e biodiversidade; 
  • paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, garantir o acesso à justiça e construir instituições eficazes e responsáveis em todos os níveis; 
  • parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. 

Cada objetivo tem suas metas específicas e indicadores para acompanhar o progresso em sua implementação.  

Por que abordar a Agenda 2030 na escola? 

Para a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a Agenda 2030 precisa fazer parte dos assuntos trabalhados pela escola, para diferentes faixas etárias. Isso porque: 

  • o ambiente escolar possibilita o desenvolvimento de novos valores, habilidades e comportamentos, que podem estar alinhados com a Agenda 2030 e seus 17 ODS; 
  • os estudantes podem vivenciar na escola, de maneira prática, as mudanças culturais que influenciam na criação de um mundo mais sustentável e igualitário; 
  • mobilizando-se em torno dos ODS, a escola insere-se no movimento da sociedade para a realização da Agenda 2030. 

Como trabalhar a Agenda 2030 em sala de aula? 

Após explorar a importância da Agenda 2030 para a sociedade - e para a escola, em específico - vamos entender como abordar esse tema em sala de aula? Confira, a seguir, 3 exemplos que podem inspirar e engajar os estudantes. 

Identificação dos ODS na comunidade 

Após apresentar a Agenda 2030 aos estudantes, peça para que eles identifiquem exemplos de como os ODS estão presentes em sua própria comunidade. 

Mapas virtuais com fotos e entrevistas em vídeo de moradores são alguns exemplos que ajudarão os estudantes a relacionar os objetivos globais aos problemas locais e a torná-los mais concretos. 

Leia também: 5 ideias para levar a sustentabilidade para a sala de aula 

Debates sobre questões globais 

Os debates são outra maneira de trabalhar a Agenda 2030 em sala de aula. Após dividir as classes em grupos, é possível realizar discussões sobre questões globais relacionadas aos ODS, como: 

  • mudança climática; 
  • desigualdade de gênero; 
  • acesso à educação; 
  • direitos humanos. 

Além de ajudar os estudantes a respeitar diferentes perspectivas sobre o mesmo problema, essa atividade também desenvolve habilidades de argumentação e diálogo. 

Vale a pena conferir: Temas transversais: saiba quais são e como trabalhar 

Projetos relacionados aos 17 ODS 

Os projetos são ótimos para engajar os estudantes a aprender sobre um tema, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desde promover o uso de energia renovável na escola até criar uma horta comunitária, esses projetos podem ser feitos em grupos ou individualmente. 

Vale saber que a Unesco possui uma série de cadernos pedagógicos chamada de “Educação para o desenvolvimento sustentável na escola”, composta por dez materiais sobre a Agenda 2030. Em cada caderno, existem explicações sobre as ODS de maneira didática, além de atividades lúdicas para todas as idades. 

Abaixo, trazemos uma das atividades sugeridas pela Unesco para trabalhar o Objetivo de Desenvolvimento 12 (ODS 12), sobre consumo e produção responsáveis. 

“Título da atividade: De onde vem? Para onde vai? 

Objetivo: identificar a origem e o destino do que consumimos e seu impacto na natureza, caso não seja utilizado de forma responsável.  

Área de conhecimento: Ciências da Natureza. 

Conteúdo: origem e produção do que consumimos; impacto ambiental dos resíduos. 

Material necessário para atividade: 12 cartões de papel. 

Desenvolvimento: Converse com a turma sobre a importância de conhecer a origem do que consumimos, sua forma de produção e o que é feito com os resíduos desses materiais. 

Etapa 1 – Divida a turma em dois grupos. Apresente de forma rápida os cartões à turma (sem deixar que as crianças vejam seu conteúdo), explicando que cada um deles contém nomes de materiais que utilizamos, sua origem e seu impacto na natureza. 

Etapa 2 – Depois de definir qual grupo iniciará o jogo, forneça as seguintes informações: (1) cada equipe poderá fazer quatro perguntas sobre o material cuja carta está com a outra equipe; (2) as perguntas podem abordar origem, matéria-prima, do que é feito ou o tempo de degradação; (3) se a equipe acertar, ela ganha cinco pontos; (4) em seguida, a equipe que respondeu passa a perguntar; e segue assim até o término do jogo. 

Etapa 3 – Converse com os estudantes sobre o que foi novidade para eles no que diz respeito à origem e ao destino do que consumimos. Peça que proponham mudanças referentes ao uso desses materiais. 

Etapa 4 – Apresente ações de reciclagem ou reuso que já são feitas com esses materiais. Incentive os/as estudantes a conhecerem o processo de fabricação dos materiais vistos nos cartões, assim como pesquisarem sobre a origem das coisas que consumimos.” 

Se você quer conferir mais atividades, todos os cadernos estão disponíveis neste link

Esperamos que esse conteúdo tenha mostrado a importância de trabalhar a Agenda 2030 na sala de aula. Se você deseja ter uma escola ainda mais sustentável e preocupada em formar adultos que tenham atitudes mais conscientes, também recomendamos a leitura do artigo “O que é sustentabilidade econômica e qual sua relação com a escola?”. Até a próxima!

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