APLICATIVO GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

PORTAL DO MARKETING

SUPORTE COMPLETO PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

E-BOOKS GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

Como e por que investir em uma campanha de matrículas?  Tempo de leitura estimado: 6 min.

08 novembro 2023

Educador

Campanha de matrículas bem planejadas podem exceder as expectativas de resultados em um ano letivo. E por mais que a maioria dos diretores e coordenadores tenham foco no importante processo de ensino-aprendizagem, é a captação de estudantes que fará com que a instituição (que também é uma empresa) continue funcionando. 

Planejar uma campanha de matrículas é ter um projeto multidisciplinar. Isso porque vários setores da escola precisarão trabalhar juntos em prol de um objetivo: o crescimento do número de estudantes. Mas como isso é possível? Continue a leitura para entender! 

Por que investir em campanha de matrículas? 

Além de focar no crescimento da escola de maneira sólida, um dos principais motivos de investir em campanhas é reduzir o risco de resultados negativos. Alunos vem e vão por diversos motivos, o que é normal, mas o resultado financeiro não pode depender de acasos. 

Planejar uma campanha com antecedência pode reduzir o risco de atrasos, garantindo que você ainda terá tempo hábil para preencher as vagas e as turmas disponíveis. 

Como planejar uma campanha de matrículas? 

Agora que você já entendeu a importância de planejar uma campanha de matrículas para a sua escola, veja as dicas que o Gênio das Finanças preparou para te ajudar nesse processo. 

Defina os objetivos e o cronograma da estratégia 

O primeiro passo em criar uma campanha de matrículas de sucesso é analisar como está a sua escola hoje e definir onde ela quer chegar, ou seja, as metas. Considere a quantidade de funcionários, número de estudantes e até mesmo o tamanho da estrutura física ao imaginar o próximo ano letivo.  

Algumas perguntas podem auxiliar nesse processo:  

  • Como os objetivos de números de matrículas podem ser atingidos? 
  • Qual será o período em que as matrículas estarão abertas? 
  • Como serão feitas as visitas de pais e responsáveis que se interessarem em conhecer a instituição? 

Faça um cronograma com as metas para ficar mais fácil montar um plano de ação e, se necessário, ajustar os objetivos. 

Garanta sua presença digital com site e redes sociais 

O mundo está on-line e a sua escola não pode ser diferente. Uma das estratégias mais importantes é ter um site otimizado para atrair contatos tanto orgânicos (quem está ativamente procurando por uma escola) como por tráfego pago (propagandas que chegam até a pessoa). 

Neste site, você pode criar conteúdos em um blog, disponibilizar e-books, criar um tour virtual da escola, entre outras coisas. 

Além disso, muitos pais buscam referências no Instagram e no Facebook antes de, efetivamente, entrar em contato com a escola. Por isso, não se esqueça de manter os perfis atualizados, principalmente com atividades realizadas pelos estudantes, e interagir com a comunidade. 

Modernize o atendimento 

Um diferencial para uma campanha de matrículas é o atendimento da instituição de ensino. A sua escola pode inovar oferecendo atendimento via chatbots, que desafogam o seu atendimento humano e ajudam a fechar a lacuna trazida pelo atendimento em horário comercial. 

As principais dúvidas que um responsável ou um aluno possam ter podem ser respondidas por ali. 

Você pode se interessar em ler: Custos e despesas: saiba as diferenças e evite o desperdício na escola  

Desenvolva materiais personalizados 

Tenha flyers, banners e outros materiais espalhados pela escola para marcar a mente dos seus alunos e dos responsáveis. Mas se você é parceiro do Gênio das Finanças não precisa se preocupar com isso, porque desenvolvemos uma campanha de matrículas estratégicas para a sua instituição. 

Com o tema “Educação financeira para uma vida mais consciente e saudável”, nossa campanha on-line possui uma série de peças customizáveis, como: 

  • Folders e cartazes; 
  • Artes para outdoor; 
  • Enxoval completo de comunicação, com posts de redes sociais e comunicados digitais. 

Já o nosso workshop de matrículas reúne dicas práticas dos nossos especialistas em marketing para aumentar os resultados da sua campanha de marketing. Ficou curioso? Conheça esse e outros diferenciais do Gênio das Finanças no nosso site!  

5 dicas para uma boa campanha de matrículas 

1. Conheça bem o seu público-alvo 

Realize pesquisas para compreender as necessidades e expectativas dos pais e estudantes em potencial. Isso permite adaptar a campanha de matrículas para atender às especificidades do seu público, tornando-a mais relevante e persuasiva. 

2. Realize tours pela escola 

Organize tours guiados para pais e estudantes conhecerem as instalações da instituição. Destaque as características únicas, salas de aula, laboratórios e espaços de convivência. Essa experiência proporciona uma visão mais tangível e positiva da escola. 

3. Ofereça benefícios para novos estudantes 

Crie incentivos para novos estudantes, como descontos em taxas de matrícula, materiais escolares gratuitos ou acesso a atividades extracurriculares. Esses benefícios não apenas atraem interesse, mas também demonstram um comprometimento em proporcionar uma experiência educacional integral e valiosa. 

4. Tenha canais de relacionamento eficientes 

Mantenha canais de comunicação eficientes e ágeis, como redes sociais, e-mails e um sistema de atendimento ao cliente. Responda prontamente às dúvidas dos pais e forneça informações claras sobre o processo de matrícula, currículo e valores da instituição. 

Leia também: Como formar alunos protagonistas 

5. Faça uma campanha de marketing estratégica 

Desenvolva uma campanha de marketing envolvente e estratégica. Utilize mídias sociais, anúncios on-line e off-line para promover os pontos fortes da escola. Destaque conquistas passadas, depoimentos de estudantes e professores e crie eventos especiais para gerar um impacto positivo. 

Metodologias ativas podem ser diferencial na campanha de matrículas 

Uma das grandes tendências de inovação da educação é colocar o estudante no centro da equação — e sua escola não pode se esquecer disso durante o planejamento de uma campanha de matrículas. 

As metodologias ativas não só transformam a educação, como podem ser usadas como um diferencial durante a sua campanha. Quer entender mais sobre essa tendência educacional?  

Acesse nosso artigo “O impacto das metodologias ativas na educação financeira” e descubra os benefícios dessa abordagem educacional inovadora. 

POSTS MAIS LIDOS

CATEGORIAS

Inscreva-se em nossa Newsletter