APLICATIVO GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

PORTAL DO MARKETING

SUPORTE COMPLETO PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

E-BOOKS GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

6 dicas para manter a saúde financeira da sua escola em 2024 Tempo de leitura estimado: 5 min.

19 dezembro 2023

Educador

Se sabemos que uma escola é uma empresa, garantir uma boa saúde financeira é essencial para se firmar como um estabelecimento de sucesso. Isso significa tornar a gestão financeira um pilar da gestão escolar, se atentando às melhores práticas para otimizar processos, a fim de atingir os melhores resultados possíveis. 

Para te ajudar, nós reunimos neste artigo informações importantes, assim como dicas, para melhorar a saúde financeira da sua instituição. Confira! 

O que é saúde financeira? 

Manter a saúde financeira de uma escola envolve uma gestão eficaz das entradas e saídas de dinheiro, assegurando o pagamento pontual das contas e reservando fundos para investimentos futuros e eventualidades. Essa prática requer um orçamento realista e alinhado com a realidade da instituição de ensino.  

Em resumo, manter uma boa saúde financeira significa administrar os recursos disponíveis de maneira organizada e disciplinada, preservando o equilíbrio financeiro e evitando o acúmulo de dívidas que possam impactar suas operações. 

Quais são os fatores que influenciam o caixa da sua escola? 

Sabemos que a manutenção de uma escola é um trabalho complexo. Fora o espaço físico, que é considerável, ainda há materiais essenciais, como carteiras, lousas, móveis e eletrônicos em geral que devem estar em bom estado de conservação. Além disso, ainda há o capital humano, o qual é o principal investimento. 

A manutenção dos espaços e a valorização profissional são pontos-chave para manter uma boa saúde financeira, visto que a falta desse cuidado causa degradação, que pode levar a um grande prejuízo. 

Além de manter, muitos gestores escolares podem se preocupar em expandir, afinal, tudo que é bom pode ser melhorado. Pensando nisso, é necessário reservar tempo e recursos financeiros para garantir que o currículo da sua escola esteja constantemente atualizado e, quem sabe, até mesmo inovador.  

No entanto, quando as finanças da escola não estão em boa forma, torna-se desafiador encontrar os meios mentais e financeiros necessários para focar nesse aprimoramento. Ano após ano, essa situação pode resultar em um distanciamento gradual da sua escola em relação às demais. 

Se a sua escola fez um planejamento financeiro estratégico, a expansão pode ser um dos objetivos. Manter as finanças em ordem é crucial para pensar em crescimento sustentável. 

Porém, mesmo com um fluxo de caixa equilibrado, uma grande expansão pode demandar mais do que isso, especialmente se houver dependência de controle mensal da inadimplência.  

Uma expansão financeiramente sustentável exige previsibilidade, seja por recursos previamente guardados ou por um fluxo de caixa positivo a longo prazo. Lembre-se de que expandir vai além do aumento de matrículas e geralmente envolve mais espaço, materiais e equipe, exigindo um planejamento financeiro sólido a longo prazo. 

6 dicas para manter a saúde financeira da sua escola 

A saúde financeira da sua escola pode ser monitorada de forma simples, sem te dar dor de cabeça. Separamos algumas dicas do Gênio para transformar a realidade financeira da sua instituição de ensino em 2024. 

Tenha um bom planejamento financeiro 

O planejamento financeiro é crucial para uma gestão escolar eficiente, proporcionando uma visão clara da utilização otimizada dos recursos. Ao considerar metas e levantar os recursos necessários, é possível mapear ações que conduzirão aos resultados desejados. 

Esse vídeo do Sebrae oferece uma série de dicas que podem ajudar sua instituição a planejar as finanças da sua escola: 

https://www.youtube.com/watch?v=06MSS5NB-7k

Controle as despesas e reduza os custos 

Manter um controle efetivo das despesas é fundamental para identificar gastos essenciais e secundários. A reavaliação da necessidade de certos gastos ajuda a preservar a saúde financeira, evitando surpresas desagradáveis em momentos de redução na receita. 

Não se esqueça do fluxo de caixa 

O fluxo de caixa, representando entradas e saídas, é crucial para a saúde financeira de qualquer empresa, principalmente uma escola. O registro diário, semanal e mensal das movimentações financeiras, aliado a sistemas de gestão escolar, otimiza o controle, garantindo uma visão abrangente. 

Pense em estratégias para a inadimplência 

A inadimplência, desafio comum dos gestores, exige estratégias eficazes, como o estabelecimento de relacionamentos próximos, comunicação eficiente e diversificação nas formas de pagamento. Recursos como pagamento recorrente e lembretes contribuem para prevenir a inadimplência. 

Foque em retenção de alunos 

A estabilidade financeira da escola é favorecida pela retenção contínua de alunos. Diagnosticar as razões para o cancelamento de matrículas e trabalhar na melhoria desses pontos não apenas mantém o número de estudantes, mas também constrói uma reputação positiva. 

Leia também: O marketing como aliado na retenção de alunos   

Tenha tudo isso digital 

A adoção de um software de gestão escolar otimiza a administração financeira, proporcionando maior controle sobre despesas, custos e fluxo de caixa. Esses sistemas fornecem relatórios informativos essenciais para a tomada de decisões, sendo especialmente eficazes quando adaptados às necessidades específicas das instituições de ensino. 

Bônus: invista em uma campanha de matrículas de sucesso 

Uma campanha de matrículas bem planejada pode exceder as expectativas de resultados em um ano letivo e ajudar com a saúde financeira escolar. Por mais que a maioria dos diretores e coordenadores tenham foco no importante processo de ensino-aprendizagem, é a captação de estudantes que fará com que a instituição continue funcionando e expandindo.  

Se você não sabe por onde começar a sua campanha de matrículas de sucesso, o artigo “Como e por que investir em uma campanha de matrículas?” pode te ajudar. Esperamos que goste! 

POSTS MAIS LIDOS

CATEGORIAS

Inscreva-se em nossa Newsletter