Temas transversais: saiba quais são e como trabalharTempo de leitura estimado: 6 min.
11 abril 2023
Educador
A educação passa por constantes atualizações para garantir um ensino integral para todos os estudantes e, uma das novidades que passaram a fazer parte dos planos pedagógicos nos últimos anos, são os Temas Contemporâneos Transversais.
Continue a leitura para entender mais sobre a importância dos temas transversais e como trabalhá-los em sala de aula. Boa leitura!
O que são os temas transversais?
Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), podem ser definidos como assuntos que perpassam todas as áreas do conhecimento e visam desenvolver a formação integral dos estudantes a fim de construir uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.
Ou seja, os temas que devem ser incorporados nos planos pedagógicos das instituições estão relacionados às rotinas das comunidades, famílias, estudantes e educadores - todos influenciados e influenciadores no processo educacional.
Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), com a implementação dos temas transversais na educação básica, é esperado que os “alunos entendam melhor como utilizar seu dinheiro, como cuidar de sua saúde, como usar as novas tecnologias digitais, como cuidar do planeta em que vive, como entender e respeitar aqueles que são diferentes e quais são seus direitos e deveres”.
Vale a pena reforçar que os temas transversais passaram a ser uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação dos currículos e propostas pedagógicas em 2017, por serem “considerados como um conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos têm direito”, segundo o MEC.
Quais são os Temas Contemporâneos Transversais?
Até 2016, quando os temas transversais só faziam parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), eles abordavam seis temáticas, que eram:
- Ética e cidadania: envolve o desenvolvimento de valores, princípios éticos e a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis.
- Saúde: aborda questões relacionadas à promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidados com o corpo e a mente.
- Meio ambiente: trata da preservação e conservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável.
- Diversidade e identidade: aborda questões relacionadas à diversidade cultural, étnica, de gênero, sexual e de religião, contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
- Trabalho e consumo: envolve a reflexão sobre as relações de trabalho, a organização da produção, o consumo consciente e sustentável.
- Ciência, tecnologia e sociedade: trata das relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, promovendo o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva dos estudantes.
Entretanto, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, esses tópicos ganharam o acréscimo de “contemporâneo” no nome, já que novos temas foram adicionados.
“A incorporação de novos temas visa atender às novas demandas sociais e, garantir que o espaço escolar seja um espaço cidadão, comprometido com a construção da cidadania”, explica o MEC.
Agora, são utilizadas seis macroáreas temáticas para englobar 15 tópicos:
- Cidadania e Civismo: vida familiar e social; educação para o trânsito; educação em direitos humanos; direitos da criança e do adolescente; processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso;
- Ciência e Tecnologia: ciência e tecnologia;
- Economia: trabalho; educação financeira; educação fiscal;
- Meio Ambiente: educação ambiental; educação para o consumo;
- Multiculturalismo: diversidade cultural; educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras;
- Saúde: saúde; educação alimentar e nutricional.
No vídeo abaixo, do Ministério da Educação e Cultura, é possível entender com mais detalhes a implementação da Base Nacional Comum Curricular:
Como trabalhar os temas transversais em sala de aula?
Após entender o que e quais são os temas transversais que devem ser abordados em sala de aula, vamos analisar como trabalhar esses tópicos com os estudantes?
Existem várias maneiras de trabalhar os TCTs na sala de aula - e a escolha da estratégia pedagógica dependerá do objetivo específico de cada tema e das características dos estudantes.
Entretanto, abaixo, reunimos sugestões que podem ser aplicadas em diversas etapas da Educação Básica.
Debates estimulam o respeito e a tolerância
Se sua escola utiliza metodologias ativas de aprendizagem, é provável que rodas de conversas já façam parte da rotina escolar. Se não, os temas transversais são uma ótima oportunidade para colocar os estudantes na frente do processo de ensino-aprendizagem!
O educador pode, por exemplo, dividir os estudantes em diferentes grupos para debater pontos de vista distintos sobre o mesmo assunto. Com os debates, é possível promover a reflexão sobre assuntos do momento com respeito e tolerância, valorizando as diferentes perspectivas e opiniões.
Projetos engajam enquanto ensinam
Essa estratégia é uma das mais engajantes para os alunos, por possibilitar que eles coloquem as “mãos na massa” de maneira mais exploradora e aprofundada sobre um tema contemporâneo.
Imagine que sua turma precisa aprender sobre a relação entre o meio ambiente e a educação financeira. Eles podem plantar uma horta comunitária no início do ano letivo, que será cuidada ao longo do ano.
Quando a horta estiver com vários alimentos prontos para serem consumidos, a classe pode comparar os gastos de manutenção da horta com o impacto de produção em grande escala e preço dos alimentos do mercado.
Leia também: 5 ideias para levar a sustentabilidade para a sala de aula
Visitas pedagógicas expõem os estudantes às novas realidades
As visitas podem ser uma forma interessante de explorar temas contemporâneos transversais. Ao organizar passeios em museus, exposições, centros culturais, instituições sociais e ambientais – sempre relacionados às seis macroáreas - os jovens são expostos a novos espaços e novas culturas.
Educação financeira é área de importância nos temas transversais
Além de formar estudantes que sabem planejar e estabelecer metas, a educação financeira é essencial para que as futuras gerações entendam a importância de assumir atitudes conscientes com seu dinheiro, assim como na convivência em sociedade.
Para te ajudar a abordar temas que moldarão o futuro dos seus estudantes, educador, preparamos conteúdos financeiros que ajudarão a levar esse assunto complexo de forma simples e engajante para a sala de aula.
Um dos exemplos é o nosso artigo “O que é inflação e como levar o tema para a sala de aula”. Esperamos que goste!