Tripé da sustentabilidade: saiba como incluir em sua escolaTempo de leitura estimado: 6 min.
25 julho 2023
Educador
Termos como “tripé da sustentabilidade” e “sustentabilidade econômica” podem parecer distantes da rotina escolar. Entretanto, sua escola pode (e deve) ter a sustentabilidade como um objetivo corporativo.
Apesar de termos como esses parecerem grandiosos, eles podem ser facilmente adaptados para a realidade da sua instituição de ensino. Ao unir o social, o ambiental e o econômico, sua escola ganha mais um diferencial e se torna amiga do meio ambiente.
Continue a leitura desse conteúdo para conhecer o tripé da sustentabilidade e como ele pode ser aplicado na sua instituição educacional.
Qual o conceito por trás do tripé da sustentabilidade?
O tripé da sustentabilidade é um conceito criado pelo sociólogo britânico John Elkington, que se refere aos três pilares fundamentais que sustentam a busca por um desenvolvimento equilibrado e sustentável para a sociedade.
Também conhecidos como três dimensões da sustentabilidade ou três pilares da sustentabilidade, os pontos abordados nesse conceito são:
Dimensão ambiental
Refere-se à conservação e proteção dos recursos naturais e dos ecossistemas por meio de ações voltadas para o meio ambiente, como:
- reduzir a poluição;
- conservar a biodiversidade;
- preservar os recursos naturais.
Dimensão social
Com o foco no bem-estar das pessoas e das comunidades, a dimensão social se preocupa com questões como igualdade social, erradicação da pobreza e a garantia de acesso à educação para todos, além de saúde, segurança e emprego digno.
Ou seja, podemos afirmar que essa dimensão visa garantir um desenvolvimento inclusivo e justo da sociedade.
Dimensão econômica
Como conquistar um desenvolvimento econômico sustentável, que garante o equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação dos recursos naturais e sociais?
Essa é a dúvida por trás da terceira dimensão no tripé da sustentabilidade. Nela, são exploradas atividades econômicas que:
- não esgotem os recursos naturais;
- sejam socialmente justas;
- promovam o desenvolvimento de maneira sustentável a longo prazo.
Onde é usado o tripé da sustentabilidade?
O tripé da sustentabilidade pode ser aplicado em diferentes contextos e espaços sociais, desde que busquem práticas e decisões que visem à promoção de um desenvolvimento mais equilibrado.
Algumas das principais áreas de aplicação do tripé da sustentabilidade são:
- Governos e organizações internacionais, que usam o tripé como base para a formulação de políticas públicas;
- Empresas e negócios que buscam incorporar princípios de sustentabilidade em suas operações e estratégias corporativas;
- Organizações não governamentais (ONGs) e outras organizações da sociedade civil, que podem se basear no tripé da sustentabilidade para suas iniciativas e projetos;
- Instituições financeiras cada vez mais consideram critérios de sustentabilidade ao tomar decisões de investimento, levando em conta o desempenho ambiental, social e econômico das empresas;
- Escolas também conseguem incorporar o tripé da sustentabilidade no Projeto Político Pedagógico (PPP), a fim de conscientizar as novas gerações sobre a importância da sustentabilidade.
Se você não acredita que a sustentabilidade pode ser aplicada em diversos espaços e contextos sociais, vale a pena assistir esse TED Talk sobre o assunto:
Como incluir o tripé da sustentabilidade na rotina escolar?
Existem inúmeras práticas que permitem trabalhar as dimensões ambiental, social e econômica na rotina escolar. Abaixo, listamos algumas maneiras de aplicar o tripé da sustentabilidade em uma escola. Confira:
Ações relacionadas à dimensão ambiental
- Implementar práticas de conservação de recursos naturais, como economizar água e energia elétrica;
- Promover a coleta seletiva de resíduos e reciclagem, com recipientes específicos para a reciclagem, assim como ações de conscientização aos estudantes, famílias e colaboradores, como palestras e cartazes;
- Investir em tecnologias que reduzem o uso de papel, como no acompanhamento da frequência escolar, comunicação com a comunidade e até na aplicação de provas;
- Criar projetos de educação ambiental que abordem temas como biodiversidade, preservação de ecossistemas locais e mudanças climáticas;
- Montar uma horta, onde os estudantes conseguem aprender sobre a agricultura sustentável e qual o impacto de nossas ações no meio ambiente.
Ações relacionadas à dimensão social
- Incentivar a participação dos estudantes em atividades voluntárias que impactam positivamente a comunidade;
- Fomentar um ambiente inclusivo e respeitoso dentro da escola, promovendo a diversidade e o respeito às diferenças;
- Oferecer palestras aos estudantes que trabalhem temas como inclusão e respeito;
- Desenvolver um programa de bem-estar para os estudantes, educadores e demais colaboradores, a fim de cuidar da saúde física, mental e emocional de todos.
Ações relacionadas à dimensão econômica
- Reduzir desperdícios e otimizar o uso de recursos disponíveis na escola, a fim de cortar gastos financeiros;
- Desenvolver parcerias com empresas locais para promover ações conjuntas de responsabilidade social e desenvolvimento comunitário;
- Investir em projetos de infraestrutura sustentável que possam gerar economia a longo prazo, como a instalação de painéis solares;
- Realizar feiras de empreendedorismo e outras atividades que possam desenvolver as competências socioemocionais dos estudantes.
Vale a pena conferir: O que é sustentabilidade econômica e qual sua relação com a escola?
Independentemente das ações que sua escola decidir implementar, é importante garantir que os projetos selecionados envolvam toda a comunidade escolar.
Isso porque uma escola que adota o tripé da sustentabilidade como parte de sua missão, promove uma educação mais ampla e prepara os estudantes para serem cidadãos responsáveis, conscientes e engajados em contribuir para um futuro mais sustentável.
E se você acredita que sua escola pode se beneficiar com iniciativas relacionadas à construção de um mundo mais justo e confortável para todos, a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) também pode te interessar.
Caso você queira conhecer a Agenda 2030 e como ela pode ser trabalhada na sala de aula, leia nosso artigo completo sobre o assunto. Esperamos que goste!