APLICATIVO GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

PORTAL DO MARKETING

SUPORTE COMPLETO PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

E-BOOKS GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

Entenda o que são juros abusivos e como fugir deles!  Tempo de leitura estimado: 6 min.

17 outubro 2023

Família

É provável que você já tenha feito um financiamento ou empréstimo para conquistar sonhos como um carro ou uma casa própria. Entretanto, uma prática que se torna cada vez mais comum são os juros abusivos. 

Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), o Brasil ocupa o 6º lugar de cobrança de juros abusivos entre 37 países. Ou seja, é essencial entender o que são juros abusivos e como se defender deles para levar mais segurança às suas finanças pessoais. Continue a leitura e descubra como fugir deles! 

O que são juros abusivos? 

Para entendermos o que são juros abusivos, primeiro precisamos entender o que são os juros. Quando pegamos uma quantia de dinheiro emprestada de um banco, é como se alugássemos esse dinheiro enquanto ele não é devolvido. 

E o preço desse “aluguel”, segundo o Serasa, é determinado por taxas como a Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), considerada a taxa básica da economia do país.  

Após o Banco Central determinar uma meta para os juros, “essa decisão influencia todas as demais taxas de juros do país, como as taxas dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras”, explica o Serasa. 

E como emprestar dinheiro é visto como algo arriscado, os juros podem ser altos para compensar o risco tomado ao oferecer o dinheiro. Entretanto, quando o valor cobrado é exorbitante, ele se torna abusivo. 

Como saber se sou uma vítima de juros abusivos? 

Atualmente, não existe um valor específico que denomina se um juro é abusivo ou não. Entretanto, o Código de Defesa do Consumidor prevê a proibição de cobrança de juros abusivos. 

Para saber se os juros cobrados por uma empresa são abusivos, o Banco Central disponibiliza a Calculadora do Cidadão. Com ela, é possível entender a taxa de juros mensal cobrada e comparar o valor com os juros estipulados pelo Banco Central e outras instituições financeiras. 

Onde os juros abusivos são mais comuns? 

Apesar de ser possível encontrar juros abusivos em diversas transações financeiras, as situações mais comumente associadas com esse abuso são: 

  • Cartão de crédito: conhecidos por serem altos, é possível encontrar juros mensais do rotativo do cartão de crédito de 0,63% até 22,95%; 
  • Financiamento de veículos: segundo o Banco Central, as taxas cobradas podem variar entre 0,61% e 3,79% ao mês; 
  • Financiamento de imóveis: de acordo com o Bacen, as taxas mensais ficam entre 0,86% e 1,97%; 
  • Cheque especial: outro vilão do orçamento familiar, o cheque especial pode ter uma das maiores taxas de juros do mercado. Atualmente, ele pode variar entre 1,76% e 12,18% ao mês. 
     

O que o Código de Defesa do Consumidor fala sobre juros abusivos? 

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, se um consumidor descobre o abuso após realizar um empréstimo ou financiamento, é recomendado entrar em contato com a instituição para tentar uma renegociação da taxa. 

Outra possibilidade é a portabilidade do contrato, no qual o empréstimo ou financiamento é transferido para uma instituição com melhores taxas e/ou condições de pagamento. 

4 dicas para fugir dos juros abusivos 

Com alguns cuidados e ações práticas, é possível evitar a contratação de serviços financeiros com juros abusivos. Abaixo, nós reunimos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa. 

Se você precisa “alugar” dinheiro com uma instituição financeira, é recomendado: 

  • Pesquisar e comparar a taxa de juros oferecidas entre diversas instituições bancárias, para encontrar a melhor oferta do mercado; 
  • Não tomar decisões precipitadas ao contratar um empréstimo ou financiamento. Se não, o seu sonho de ter um carro ou casa nova pode se transformar em um pesadelo financeiro; 
  • Você encontrou uma taxa de juros interessante? Leia todos os detalhes do contrato com cuidado para entender as condições oferecidas pela instituição financeira. Esse cuidado não só te previne de ser vítima de juros abusivos, como possibilita negociar condições; 
  • Dar preferência para instituições financeiras regulamentadas e com boa reputação pode trazer mais confiança e segurança para a transação. 
     

4 dicas para acabar com as dívidas 

Mesmo sem juros abusivos, qualquer tipo de dívida pode gerar frustração e preocupação. Mas, com alguns cuidados, é possível trazer mais organização e agilidade para esse processo.  

Crie uma lista de prioridade de dívidas 

Seja por maior valor ou taxa de juros, é importante organizar suas dívidas considerando o nível de prioridade. Evitar olhar para as dívidas não irá resolver o problema, já que isso poderá se transformar em uma bola de neve, levando à penhora de bens.  

Leia também: Como sair das dívidas em 2023? Veja como ter mais controle financeiro! 

Defina um valor mensal de pagamento 

Após entender quais são suas metas financeiras relacionadas às dívidas, é hora de olhar para o orçamento familiar e entender qual valor mensal pode ser direcionado para a quitação desses débitos. 

Esse limite é importante para garantir o pagamento sem te prejudicar financeiramente. 

Se você ainda não tem um orçamento financeiro montado, nós recomendamos a leitura do artigo “Planejamento financeiro familiar: o que é e como implementar”. 

Renegocie dívidas  

Você sabia que é possível conseguir descontos no pagamento da sua dívida? Ao apresentar sua própria proposta de pagamento, você pode garantir uma fatura mensal mais baixa ou uma redução no número de parcelas. 

Outra opção são os feirões como o Serasa Limpa Nome, que oferecem condições especiais de pagamento aos participantes. No vídeo abaixo, o Serasa explica como usar seu site para negociar débitos: 

https://www.youtube.com/watch?v=-SrnuAEguhA

Evite criar novas dívidas 

Após negociar sua dívida, administre as suas finanças para que você não se endivide novamente. Ao investir na educação financeira, você ganha o controle sobre o seu dinheiro e garante uma vida mais saudável para você e sua família. 

E se você se preocupa com o futuro financeiro dos seus filhos, é essencial se assegurar que eles recebam as ferramentas necessárias para aprender a lidar com o dinheiro ainda na infância. E nós podemos te ajudar com isso! Leia esse artigo para entender como o Gênio das Finanças é um aliado da educação financeira

POSTS MAIS LIDOS

CATEGORIAS

Inscreva-se em nossa Newsletter