APLICATIVO GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

PORTAL DO MARKETING

SUPORTE COMPLETO PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

E-BOOKS GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

Promoções de fim de ano: como aproveitar de forma consciente?  Tempo de leitura estimado: 6 min.

14 novembro 2023

Família

Está chegando a época das promoções de fim de ano e esse momento pode ser uma boa saída para quem quer comprar sem comprometer o orçamento. Mas se considerarmos os presentes para as crianças, a nova decoração festiva para a casa e o amigo secreto do trabalho, tudo isso parece um “ralo” para o seu salário, não é mesmo? 

Segundo uma pesquisa realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico, o brasileiro gasta, em média, R$700,00 em presentes no Natal (ou seja, 53% do salário mínimo). Se você não abre mão de presentear quem ama e ainda investir em coisas para si e para a família, se planejar financeiramente é essencial - e possível, com as dicas do Gênio das Finanças! 

Continue a leitura e confira algumas dicas para você planejar melhor o seu orçamento e manter a saúde financeira mesmo com as promoções de fim de ano. 

10 dicas para aproveitar as promoções de fim de ano 

Não caia em armadilhas e planeje-se! Confira alguns passos para se preparar para essa época de gastos. 

  1. Faça uma lista do que precisa comprar 

A principal vilã de um orçamento saudável é a compra por impulso. Por isso, prepare uma lista com o nome das pessoas que planeja presentear e os possíveis gastos do fim de ano. Dessa forma, suas compras poderão ser direcionadas e você evitará transtornos como arrependimentos ou troca de produtos. 

  1. Defina um orçamento 

Limitar os gastos definindo um orçamento é essencial para quem quer manter a saúde financeira mesmo aproveitando as promoções de fim de ano. Com a lista de compras definida, pesquise preços e tenha em mente quanto você pode gastar. 
 
Lembre-se de evitar parcelamentos para não começar 2024 com dívidas. 

  1. Use comparadores de preço 

Essa dica é valiosa! Comparadores como o Zoom ou o Buscapé te ajudarão a acompanhar o histórico de preços, além de criar alertas para garantir as melhores promoções de fim de ano.  

Alguns comparadores de preço também oferecem cupons de descontos e cashback em algumas lojas. Esses sites são ótimos para visitar se você quer aproveitar as promoções de novembro, como a Cyber Monday. 

  1. Aproveite as promoções de novembro 

Adiantar as compras de Natal garantindo as promoções de novembro pode ser um bom começo. Assim, você pode achar bons preços e ainda consegue evitar filas em shoppings.  

Se for comprar on-line, fique atento aos prazos de entrega e dê preferência a sites conhecidos. Não se esqueça de pesquisar preços antes para assegurar que você não cairá em uma fraude. 

Veja também: Finanças pessoais e datas comemorativas: como conciliar? 

  1. Pense na forma de pagamento 

Às vezes, o que chama atenção nem é o preço das promoções de fim de ano, mas as condições. Dê preferência a lojas que oferecem bons descontos à vista ou parcelamento sem juros. 

  1. Peça ajuda às crianças ou deixe-as em casa 

Quem nunca se frustrou com a célebre frase “na volta a gente compra”? Para evitar a superexposição das crianças às promoções de fim de ano e acabar fugindo da lista que você criou, é melhor deixá-las em casa ou fazer as compras on-line.  

Mas se prefere levar as crianças nas compras de fim de ano, esse pode ser um ótimo momento para ensinar seus filhos sobre orçamento familiar e educação financeira

  1. Use a internet a seu favor 

Se lojas e shoppings já se enchem de promoções de fim de ano, o mundo on-line pode ser uma perdição, já que é possível encontrar preços bem mais competitivos. 

Mas atente-se: é importante verificar a reputação da loja. No Reclame Aqui você consegue checar se o estabelecimento cumpre prazos de entrega, a qualidade dos produtos e até se o atendimento, em caso de problemas, é bom. 

Uma dica de segurança é ficar de olho no cadeado que fica no lado esquerdo da barra de endereço do seu navegador. Caso o site que você está acessando não tenha esse ícone, muito provavelmente não é um site seguro e, portanto, deve ser evitado. 

  1. Tenha programas de cashback 

Com a utilização de aplicativos de cashback ou cartões de crédito que tenham essa função, é possível garantir descontos e ainda ter parte do dinheiro de volta.  

Você pode saber mais sobre como utilizar o cashback lendo o nosso artigo sobre o assunto. 

  1. Use o décimo terceiro com sabedoria! 

Utilizar o décimo terceiro para fazer compras não é o mais indicado. A melhor opção é que os gastos de fim de ano estejam dentro do seu orçamento mensal ou de uma reserva que você tenha feito para este fim. Aproveite o seu décimo terceiro para: 

  1.  Não deixe as compras para a última hora 

Por último, mas não menos importante: nunca deixe para fazer grandes compras em cima da hora. É bem capaz de que acabe gastando mais do que deveria, fugindo do orçamento e até se endividando. 

Cuidados extras que você deve ter nas promoções de fim de ano 

É só chegar o último trimestre do ano que nossos bolsos começam a “coçar” para gastar, não é mesmo? São descontos e promoções de fim de ano que nos tentam, mas, é preciso cuidado para não cair em ciladas financeiras. 

Um ponto crucial é não ter pressa para comprar. Muitas vezes o desconto é tão bom que você não presta atenção em outros fatores, o que pode gerar arrependimentos. 

Além disso, se for aproveitar promoções on-line, não se esqueça de conferir o frete. Muitos lojistas compensam o desconto aumentando o custo da entrega para maquiar a oferta. 

Outro ponto importante é saber se o produto é novo e sem defeitos. Um produto com um valor bem menor que o usual pode soar o alerta de golpe. 

E se mesmo com essas 10 dicas do Gênio você ainda não se sente seguro para as compras de fim de ano, confira o nosso artigo sobre armadilhas psicológicas financeiras para saber evitá-las. 

POSTS MAIS LIDOS

CATEGORIAS

Inscreva-se em nossa Newsletter