Conhecimento multidisciplinar: o que é e como aplicarTempo de leitura estimado: 6 min.
25 abril 2023
Educador
Apesar do conhecimento multidisciplinar ser conhecido por muitos educadores, ainda existem dúvidas sobre o impacto que esse tipo de aprendizagem pode gerar na Educação Básica.
Por isso, preparamos um artigo que explica a importância do conhecimento multidisciplinar e como unir as diferentes áreas em uma única classe ou projeto. Continue a leitura para entender!
Qual a importância de estimular o conhecimento multidisciplinar na escola?
O conhecimento multidisciplinar é fundamental na formação de pessoas capazes de entender e lidar com as complexidades do mundo atual. Com ele, é possível ter uma compreensão mais profunda sobre diferentes áreas do conhecimento, além de suas conexões.
Com esse tipo de educação, os estudantes podem lidar com desafios complexos na vida adulta, se tornando cada vez mais aptos a tomar decisões informadas e conscientes em suas vidas pessoais e profissionais.
Quais as vantagens de trabalhar o conhecimento multidisciplinar?
Com o incentivo do conhecimento multidisciplinar, os estudantes podem ter acesso a uma série de vantagens, que explicamos abaixo.
Visão holística
A educação multidisciplinar permite que os estudantes desenvolvam uma visão mais completa e integrada dos temas estudados. Em vez de se concentrar em uma única disciplina, eles aprendem como as diferentes áreas do conhecimento se relacionam.
Mais criatividade
A multidisciplinaridade pode estimular a criatividade, por encorajar os estudantes a fazerem conexões entre diferentes áreas do conhecimento e a explorar novas possibilidades.
Desenvolvimento de habilidades comportamentais
Pensamento crítico, criatividade, comunicação e resolução de problemas são apenas algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas com o conhecimento multidisciplinar - e que são úteis para o sucesso em qualquer carreira.
Abordagem mais prática e exploradora
Ao estimular o conhecimento multidisciplinar na sala de aula, a aprendizagem pode se tornar mais prática e relevante para a realidade, pois os jovens são expostos a diferentes perspectivas e abordagens.
Com ela, os estudantes também são convidados a explorar seus interesses e habilidades, descobrindo novas áreas. Essa descoberta pode ajudá-los a escolher carreiras mais alinhadas com suas paixões.
5 atividades que trabalham a educação financeira como conhecimento multidisciplinar
Como é possível ver, o conhecimento multidisciplinar é uma ótima adição ao Projeto Político Pedagógico de qualquer instituição. Com ele, temas como a educação financeira podem ser mais facilmente abordados em qualquer área do conhecimento.
Vale lembrar que, em 2020, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) incluiu a educação financeira nos temas que devem constar nos currículos de todo o país. Mas, se você ainda tem dúvidas de como trabalhar a educação financeira como conhecimento multidisciplinar, reunimos 5 atividades que podem ser aplicadas em sala de aula e adaptadas de acordo com a faixa etária e necessidade de cada turma.
Simulação de orçamento doméstico
O primeiro exemplo de conhecimento multidisciplinar une a educação financeira à matemática e a geografia. Nele, os estudantes podem trabalhar em grupos para criar orçamentos de famílias de diferentes composições e classes socioeconômicas.
Além de fazerem contas e usarem planilhas, os jovens terão que fazer escolhas complexas e empáticas para definir a compra de alimentos, roupas, lazer, além de despesas fixas como aluguel e contas.
No TED Talk com o tema “Educação Financeira transforma vidas”, disponível no link abaixo, é possível entender com mais detalhes como a Educação Financeira pode gerar adultos mais planejadores e conscientes de suas ações:
Projeto de impacto social
A criação de um projeto de impacto social é uma ótima oportunidade para trabalhar a educação financeira de maneira multidisciplinar nas aulas de filosofia, sociologia e geografia.
Ao criar uma campanha de arrecadação de fundos para uma ONG (Organização não governamental), por exemplo, os estudantes precisarão entender:
- Quais são as necessidades da ONG?
- Quais problemas sociais causaram a abertura dessa ONG?
- Quais são as despesas e receitas da ONG?
- Qual valor precisamos arrecadar? ou Qual será o orçamento para a campanha?
Ou seja, todas perguntas que dependem de conhecimentos prévios, adquiridos em sala de aula.
Análise de investimentos
A análise de investimentos pode ser uma opção válida para estimular o conhecimento multidisciplinar da matemática com as finanças. Essa atividade pode ser uma simulação em que eles analisam diferentes tipos de investimentos, como poupança, títulos e ações, considerando o tempo, o risco e o retorno.
Horta comunitária
Montar uma horta comunitária é um processo complexo, que pede por conhecimentos em biologia, matemática e finanças.
O conhecimento das Ciências da Natureza ajudará os estudantes a escolher as sementes e mudas e entender como cuidar da terra e de cada plantação. A matemática também pode ser aplicada para calcular quanta água e em qual frequência a horta deverá ser regada.
E a educação financeira pode ser aplicada na criação de uma feira para os familiares, onde os estudantes calcularão o valor de cada produto a fim de conseguir lucro - que poderá ser reaplicado na horta ou usado para pagar um passeio em classe.
Leia também: 5 ideias para levar a sustentabilidade para a sala de aula
Vocabulário econômico
Poupança, IPCA, perfil de investidor, Selic… o que não falta na educação financeira são termos relacionados às economias nacionais e mundiais. E esse novo vocabulário pode ser trabalhado nas aulas de português - ou traduzido nas aulas de inglês.
Como o Gênio das Finanças trabalha o conhecimento multidisciplinar em seus materiais didáticos?
A multidisciplinaridade é um tópico de extrema importância dentro do Gênio das Finanças. Como nosso programa de Educação Financeira Comportamental trabalha quatro áreas do conhecimento da BNCC, seu uso é incentivado em qualquer disciplina escolar.
Essas são as quatro áreas do conhecimento da BNCC:
- Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física;
- Ciências Humanas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia;
- Matemática;
- Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química.
O conhecimento multidisciplinar não é o único benefício oferecido aos estudantes pelo Gênio das Finanças, que também:
- consolida o viés comportamental da aprendizagem, unindo conceitos da Psicologia, da Economia e da Educação;
- possui material didático desenvolvido em formato de quadrinhos, com conteúdo prático e linguagem direcionada para cada faixa etária, que se aplica à realidade dos estudantes;
- oferece certificação para os estudantes.
Se você quer saber mais sobre o nosso programa de educação financeira comportamental, acesse nosso artigo “Gênio das Finanças: educação financeira na escola”.