APLICATIVO GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

PORTAL DO MARKETING

SUPORTE COMPLETO PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

E-BOOKS GÊNIO DAS FINANÇAS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PALMA DA MÃO

Cupons de desconto: como usar e economizar nas compras  Tempo de leitura estimado: 5 min.

19 dezembro 2023

Família

Os cupons de desconto podem te ajudar a gastar menos em determinadas compras, mas podem ser um vilão se não usados com cuidado, já que fazem parte de uma estratégia de marketing para que você deixe na loja mais dinheiro do que estava planejando. 

O ser humano gosta de comprar e sabemos que ter algum benefício financeiro durante o processo de compra deixa tudo ainda melhor. De acordo com pesquisa da OLX sobre comportamento do consumidor, 55% das pessoas responderam que comprar com desconto as fazem se sentir inteligentes.  

Leia também: O que são armadilhas psicológicas financeiras e como evitá-las? 

Onde surgiram os cupons de desconto? 

A estratégia de dar descontos com cupons surgiu no século XIX por meio de vouchers impressos em revistas e jornais, que podiam ser trocados gratuitamente pelos produtos divulgados. 

Apesar de ser considerada uma estratégia de marketing agressiva para a época, ela teve muito sucesso e hoje é comum que lojas trabalhem com cupons de desconto e outros meios, como cartão de fidelidade ou cashback. 

Cupons de desconto podem ser um vilão para o seu orçamento 

Não é porque os cupons de desconto te ajudam a pagar menos em uma compra que eles são sempre uma boa escolha financeira. 

Em busca de atenção e de um diferencial competitivo, as lojas podem oferecer descontos realmente muito atraentes, sendo preciso ter cuidado para que você não compre além do que estava planejado. 

Isso significa que, antes de fechar uma compra, é recomendado avaliar as suas escolhas e entender se elas são necessárias e estão dentro do seu orçamento. Lembre-se: o desconto sempre será maior se você não comprar. 

Veja: Entenda como a psicologia financeira pode impactar seu bolso 

Também é importante pesquisar antes de comprar, pois é comum que lojas aproveitem épocas como Natal e os saldões de novembro para cobrar “a metade do dobro” em alguns produtos.  

O último cuidado que você precisa ter ao usar um cupom é conferir as suas regras. Algumas vezes o cupom é válido apenas a partir de um valor maior do que realmente você pode gastar. 

Quais são os principais tipos de cupons de desconto? 

Apesar de existirem diversos tipos de cupons de desconto, os vouchers comumente oferecidos entre as lojas são: 

  • Primeira compra: normalmente, lojas on-line oferecem 10% de desconto na primeira compra no site. Entretanto, é possível que essa redução só aconteça com um valor mínimo gasto; 
  • De indicação: você recebe um desconto ao indicar um produto, ou serviço, o qual é resgatado quando a pessoa indicada passa a utilizar;  
  • Por categoria: dedicado a um setor específico da loja, como para smartphones ou computadores;
     
  • Sazonal: cupons de descontos específicos para um período curto, como Dia das Mães. 
     

Cupom de desconto é o mesmo que cashback? 

Apesar de ambos oferecerem um incentivo financeiro, o cashback possui uma regra diferente, na qual você realiza uma compra e a empresa te devolve parte do valor gasto. E atenção: o percentual de cashback costuma variar entre instituições. 

Como encontrar cupons de desconto? 

Existem sites especializados em realizar uma curadoria de diferentes lojas, em que além de reunir cupons, oferecem também um comparativo de preço dos produtos. É o caso do Cuponomia, Cuponeria, Promobit e do Buscapé

Mas esses não são os únicos cupons de desconto disponíveis no mercado: 

Amazon 

A Amazon possui a sua própria loja de cupons. Basta escolher a promoção e clicar em “Destacar Cupom”.  

Aplicativos de comida 

Aplicativos como iFood e Rappi oferecem cupons de desconto conforme os restaurantes e mercados conveniados. Além disso, você pode ainda assinar uma versão premium e garantir descontos maiores. 

Programas de fidelidade 

Várias marcas oferecem descontos exclusivos para clientes fiéis. Tornar-se assinante de lojas onde costuma realizar compras regulares pode garantir melhores valores ou condições. 

Redes sociais e Newsletters 

O mesmo vale para redes sociais, como Facebook e Instagram, e newsletters de empresas. Seguir a marca na internet pode te garantir benefícios. 
 

Como economizar nas compras? 

O Gênio das Finanças também preparou uma série de dicas para que você não se perca nesse mundo de cupons e acabe gastando mais do que o planejado.  

Pesquise muito 

Utilize os sites de comparação de preço e busque o histórico dos valores. Atente-se também à segurança do site. Sempre faça contas para conferir se a economia total é realmente vantajosa. 

Não compre por impulso 

Como falamos no início do texto, comprar pode nos gerar sentimentos como alegria e prazer. Por isso, cuidado com as compras por impulso! Avalie as suas necessidades e perceba se é o momento para realizar a compra. Amadureça primeiro a ideia e fique de olho nos valores em diversas lojas. 

Use cartões ou programas com cashback 

Se mesmo sem um cupom você precisa efetuar a compra, busque programas como o Ame Digital, ou cartões de crédito, que te dão a opção de sempre recuperar parte do valor.  

Una as estratégias 

Em algumas lojas você conseguirá usar cupons de desconto e cashback na mesma compra — e isso é o melhor dos mundos para quem gosta de economizar.  

Saber utilizar estratégias a favor do seu bolso podem te fazer economizar bastante no fim do mês. Mas se você acha que cupons de desconto podem acabar prejudicando o seu orçamento, talvez seja importante saber mais sobre Educação e Planejamento Financeiro

Uma excelente maneira de iniciar essa pesquisa é conferir nosso artigo sobre “15 termos financeiros essenciais que você deve dominar”. Nele, você terá acesso a uma variedade de conceitos que facilitarão o gerenciamento e simplificação de sua rotina financeira. Esperamos que encontre as informações úteis! 

POSTS MAIS LIDOS

CATEGORIAS

Inscreva-se em nossa Newsletter